Crescimento do crédito ao consumo acelera para 5,8% em março
Os empréstimos a particulares aumentaram pelo segundo mês consecutivo, para 128,23 mil milhões de euros, impulsionados sobretudo pelo crédito ao consumo.
O crescimento do crédito ao consumo voltou a acelerar em março, aumentando 5,8% face ao mesmo mês do ano anterior. É ritmo mais elevado desde dezembro de 2022, indicam os dados publicados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.
O montante em empréstimos ao consumo das famílias totaliza no final de março 21,4 mil milhões de euros, mais 100 milhões do que em fevereiro de 2024. O crescimento homólogo de 5,8% fica acima do verificado na Zona Euro (3%), uma tendência que se verifica desde maio de 2021.
Crédito ao consumo acelera pelo terceiro mês
Já os empréstimos para habitação recuaram 0,6% em termos homólogos, totalizando 99 mil milhões de euros. A queda tem vindo a atenuar-se nos últimos meses, depois de ter atingido -1,3% em janeiro. Face a fevereiro o montante subiu 200 milhões de euros.
Somando as duas componentes, o total crédito a particulares aumentou pelo segundo mês consecutivo para 128,23 mil milhões de euros, apresentando uma taxa de crescimento de 0,4%.
Em queda, embora ligeira, estão também os empréstimos às empresas, que em março registaram uma queda homóloga de 0,8% para 72,8 mil milhões de euros. Só escaparam a esta tendência as microempresas, onde os financiamentos aumentaram 4,2%.
Por setores, as “indústrias e eletricidade e do comércio, transportes e alojamento registaram taxas de variação anual negativas, de -3,0% e -2,6%, respetivamente (-3,1% e -2,5% em fevereiro). Pelo contrário, o setor da construção e atividades imobiliárias apresentou uma taxa de variação anual positiva de 1,8%, inferior à observada em fevereiro de 2024 (2,1%)”, detalha o Banco de Portugal.
(Notícia atualizada às 12h23)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Crescimento do crédito ao consumo acelera para 5,8% em março
{{ noCommentsLabel }}