Multinacionais dão emprego a mais de 45 milhões de trabalhadores na Europa
Mais de 45 milhões trabalham em multinacionais na União Europeia, sendo que uma fatia significativa destas é controlada pela Alemanha. Portugal é dos países onde estes grupos menos operam.
Mais de 45 milhões de trabalhadores da União Europeia estão empregados em grupos multinacionais, valor que tem subido ao longo dos últimos anos. Os dados, que foram divulgados esta terça-feira pelo Eurostat, não permitem perceber a quantos trabalhadores as multinacionais dão emprego em Portugal, mas sinalizam que é dos países com menor presença destes grupos.
“Em 2022, 146.400 grupos multinacionais operaram nos países da União Europeia e da Associação Europeia do Comércio Livre [Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça]. Deram emprego a mais de 47 milhões de pessoas nesses países“, explica o gabinete de estatísticas, numa nota publicada esta manhã.
Ora, desses 47 milhões de empregados, 45,4 milhões estavam localizados nos países da União Europeia, revela o Eurostat. Em comparação, em 2021, as multinacionais tinham dado emprego a 43,6 milhões de trabalhadores no espaço comunitário. E, em 2020, a 40,7 milhões. Ou seja, o emprego nas multinacionais tem vindo a aumentar no Velho Continente.
O Eurostat acrescenta que a maioria desses grupos que operam nos países da União Europeia e da Associação Europeia do Comércio Livre são controlados por países do bloco comunitário (64%), estando a Alemanha em destaque (15.500 das tais 146.400 mil multinacionais), mas também os Países Baixos (13.100).
À parte da UE e da Associação Europeia do Comércio Livre, é o Reino Unido que merece realce: das 146 mil multinacionais que operam no Velho Continente, 10% (14.900) são controlados por este país. Já os Estados Unidos controlam 5% (7.500) e a China 2% (2.700), dá conta o Eurostat.
Ainda que o gabinete de estatísticas não revele os níveis de emprego em multinacionais por países — o que não permite perceber o impacto específico em Portugal –, mostra que Estados-membros têm mais destes grupos em operação, como se pode ver no mapa acima.
E esses dados sinalizam que Portugal é dos países europeus com menos multinacionais a operar (1.418 face a 2.765 em Espanha, por exemplo, e a 15.471 na Alemanha).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Multinacionais dão emprego a mais de 45 milhões de trabalhadores na Europa
{{ noCommentsLabel }}