É determinante um choque fiscal e um choque de produtividade, diz ministro da Economia
O ministro da Economia realça que não basta um choque fiscal para impulsionar a atividade económica e reitera que a chave do crescimento é a internacionalização.
O ministro da Economia, Pedro Reis, defende que é “determinante um choque fiscal” para a economia, mas não se deve reduzir tudo às questões fiscais, destacando que é preciso promover um segundo choque de produtividade.
“Enquanto não for promovido um choque fiscal, isto suga energia e e recursos às pessoas e à economia. Mas não podemos cair na visão redutora de que tudo o que existe é choque fiscal”, argumentou esta sexta-feira Pedro Reis, falando na apresentação do 27.º CEO Survey, num evento organizado pela PwC e pelo ECO. O governante reforçou que “a chave do crescimento é a internacionalização” e é fundamental um segundo choque da produtividade.
O ministro considera que é preciso “maior intensidade de capital, inovação tecnológica, aposta na qualidade talento e liderança e competitividade em termos de custos de contexto”, para responder aos problemas de produtividade nas empresas portuguesas.
Para Pedro Reis, Portugal tem espaço para se afirmar “como uma potência exportadora, internacionalizada, com base na inovação”, defendendo que é necessário passar essa ambição para as empresas. Mas isso apenas é possível com confiança.
“Confiança vem de ter claro e executar desafios”, adiantou, acrescentando que o programa de Governo está focado em “entregar execução, plano de ação”, criando as condições para as empresas exercerem a sua atividade e crescerem.
Pedro Reis realçou ainda que o financiamento é outro dos temas fundamentais para as empresas, destacando que o Estado deve assumir-se “como uma pessoa de bem”, garantindo os pagamentos a 30 dias.
O ministro destacou ainda que o país está bem posicionado para beneficiar com a transformação que está a acontecer em várias áreas, como sustentabilidade e inovação. “Portugal tem oportunidade de se posicionar”, “tudo o que for transição climática, fileira da energia, agenda verde, mobilidade vai ter oportunidades para a economia portuguesa“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
É determinante um choque fiscal e um choque de produtividade, diz ministro da Economia
{{ noCommentsLabel }}