Cowork Avila Spaces e Fundão dinamizam empreendedorismo no Interior
"Avila Remote Week" decorre no final de maio. "A ideia é repetir anualmente esta iniciativa. Poderá ser no Fundão ou noutra região do interior do país que aposte na promoção do empreendedorismo."
O Avila Spaces, em parceria com a Câmara Municipal do Fundão, vai avançar com a “AvilaRemoteWeek” com o objetivo de promover iniciativas de empreendedorismo entre clientes da rede de coworkse empresas da região. Uma delegação de dez clientes da rede prepara-se para rumar ao Fundão, entre 27 a 31 de maio.
“Nos últimos oito meses, dezenas de empresas sediadas no Fundão têm usado os espaços de trabalho e salas de reunião do Avila Spaces em Lisboa, quando necessitam de reunir com clientes ou fazer ações de prospeção de negócio na capital. Agora é a vez de os clientes do Avila Spaces terem contacto com o ecossistema vibrante desta região e explorarem as oportunidades de parceria que as empresas locais oferecem”, diz Carlos Gonçalves, CEO do Avila Spaces. Fundada em 2004, a rede conta atualmente com mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais.
Em agosto do ano passado, autarquia e rede de coworks fecharam uma parceria para aproximar empresas, startups ou empreendedores que usam a rede da região do Interior, de modo a promover e apoiar iniciativas de investimento, de empreendedorismo, de criação de emprego e de inovação, desenvolvidas no âmbito da Incubadora Urbana Polinucleada de Empresas e Negócios (IUPEN) do Fundão.
“Esta iniciativa enquadra-se na nossa estratégia de captação de empresas e investimento para o concelho. Pretendemos que o Fundão seja cada vez mais reconhecido como uma cidade aberta ao mundo e acreditamos que esta é uma excelente oportunidade para dar a conhecer uma região que ainda é pouco conhecida da comunidade de nómadas digitais, e que tem um enorme potencial e diversos fatores diferenciadores face a outras região do país”, diz Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.
O Fundão, recorde-se, tem vindo a apostar no desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo, com vista à instalação de empresas no concelho. A autarquia assinou inclusive, em julho do ano passado, um protocolo com a Startup Portugal com vista a dar benefícios fiscais à instalação de startups.
No final de maio, uma delegação do Avila Spaces vai participar em ações de networking, contactar com os vários ramos de inovação da IUPEN, como a Incubadora A Praça, a Design Factory ou a Fab Lab Aldeias do Xisto.
“Será um grupo de 10 pessoas, desde empreendedores a colaboradores de empresas de média e grande dimensão, nomeadamente multinacionais, de diversas áreas de atividade: desde tecnologia, a consultoria de recursos humanos e gestão da inovação”, adianta Carlos Gonçalves, ao ECO.
“O objetivo desta iniciativa é proporcionar oportunidades de networking junto da nossa comunidade de clientes e parceiros, para além de dar a conhecer a região do Fundão do ponto de vista cultural e de lazer”, descreve.
Neste primeiro intercâmbio, estão previstas atividades como o arvorismo, a visita a aldeias típicas portuguesas e a apanha da cereja, assim como experiências gastronómicas. Durante esta estada no Fundão, os clientes do Avila vão ficar alojados no Natura Glamping (Serra da Gardunha) e ter a oportunidade de trabalhar a partir de seis espaços da rede Cowork Fundão.
Parceria poderá resultar na expansão da rede Avila Spaces à região? “A curto prazo, não tencionamos gerir espaços de cowork no interior do país, mas estamos disponíveis para estabelecer protocolos de colaboração, como este que fizemos com a rede de espaços de cowork do Fundão”, refere o CEO do Avila.
“A ideia é repetir anualmente esta iniciativa. Poderá ser no Fundão ou noutra região do interior do país que aposte na promoção do empreendedorismo e do investimento”, assegura o responsável.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cowork Avila Spaces e Fundão dinamizam empreendedorismo no Interior
{{ noCommentsLabel }}