Secretário de Estado admite “rendas excessivas na energia”

  • ECO
  • 8 Junho 2017

Seguro Sanches reconhece que Portugal paga uma "eletricidade bastante mais cara" do que devia e diz que os CMEC deverão ser revistos ainda este ano.

“Acho que há rendas excessivas na energia”. É Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia, quem o diz, num comentário ao caso dos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC). Em declarações ao Dinheiro Vivo, o secretário de Estado lembra que está previsto que estes contratos sejam revistos este ano.

O governante falava numa sessão dos Encontros 560 e lembrou que a questão dos CMEC consta da proposta de Orçamento do Estado para 2017. “A revisibilidade dos CMEC está prevista que se realize este ano. Depois de fixados parâmetros em 2007 e assinados os contratos ficou estabelecido que no décimo ano haveria uma revisibilidade dos CMEC. Estava estabelecido que essa revisibilidade fosse feita entre a REN e a EDP”, disse Seguro Sanches ao Dinheiro Vivo.

Esta revisão, contudo, já vem sendo pedida há muito mais tempo. Em 2013, foi a própria Autoridade da Concorrência que recomendou ao Governo de Passos Coelho “a revisão do sistema de compensação denominado CMEC atribuído à EDP, com o intuito de eliminar os efeitos negativos sobre a concorrência e lesivos dos interesses dos consumidores”.

Na altura, o Governo de Passos cortou parcialmente nas rendas consideradas excessivas. Até agora, foi o único Executivo a fazê-lo e, depois disso, a troika e a OCDE também já vieram alertar para a necessidade de renegociar os CMEC e, assim, tornar os preços da eletricidade mais atrativos.

Seguro Sanches também reconhece esta necessidade. “Pagamos a eletricidade bastante mais cara do que deveríamos pagar”, diz ao mesmo jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Secretário de Estado admite “rendas excessivas na energia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião