Salário médio sobe 3,8% em termos reais no primeiro trimestre
Remuneração mensal média subiu mais de 6%, nos primeiros três meses do ano, mas uma parte do aumento foi absorvida pela inflação. Resultado: salário médio valorizou 3,8% em termos reais.
Nos primeiros três meses do ano, o salário médio dos trabalhadores portugueses aumentou mais de 6%, para 1.443 euros brutos. Mas uma parte dessa valorização acabou por ser “absorvida” pela inflação. Assim, em termos reais, o salário médio subiu 3,8%, de acordo com os dados divulgados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“Em março de 2024, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador aumentou 6,1%, passando de 1.361 euros em março de 2023 para 1.443 euros um anos depois“, observa o gabinete de estatísticas, no destaque publicado esta manhã.
Ainda assim, há que notar que houve um abrandamento ligeiro dos salários, já que no último trimestre de 2023 tinha sido registado um aumento de 6,2%.
Além disso, uma parte significativa da valorização das remunerações acabou por ser “absorvida” pela inflação, daí que, em termos reais, nos primeiro três meses do ano, o salário médio tenha subido 3,8% face ao registado há um ano.
“Em relação ao trimestre terminado em dezembro de 2023, assistiu-se a uma aceleração dos preços (de 1,7% para 2,2%) e a uma desaceleração das remunerações reais (de 4,4% para 3,8% no caso das remunerações totais)”, detalha o INE.
Salários aumentam mais nas indústrias extrativas
Os salários estão a subir no mercado de trabalho português, mas nem todos os setores estão a registar o mesmo comportamento. No primeiro trimestre, enquanto nas indústrias extrativas o salário médio subiu 12,9%, em termos homólogos, mas nas atividades financeiras e de seguros o aumentou foi de 1,9%, indica o INE.
Por outro lado, tendo por referência a variação do Índice de Preços do Consumidor, em março de 2024, foram observadas variações reais positivas da remuneração total para todas as secções da Classificação Portuguesa das Atividades Económicas (CAE), “com a exceção da secção das atividades financeiras e de seguros, que registou uma diminuição ligeira de 0,2%“, acrescenta o gabinete de estatísticas.
Contas feitas, no primeiro trimestre, o setor da eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio manteve-se como aquele que paga o maior salário bruto total: 3.237 euros. Já a agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca destacou-se pela razão inversa, com um salário médio de 902 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Salário médio sobe 3,8% em termos reais no primeiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}