Anexos deixam em espera milhares de validações de IRS
Alterações legislativas às taxas nos contratos de arrendamento dificultam contas do Fisco no processamento de validação e liquidação das declarações de IRS entregues pelos contribuintes.
Há quase dois meses que os servidores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) estão a acumular milhares de declarações de IRS com anexo F (rendimentos prediais) e G (mais-valias) com a nota de “a aguardar validação”, noticia o Correio da Manhã (acesso pago) .
De acordo com fiscalistas, um dos problemas tem que ver com a adaptação do sistema informático às alterações fiscais, nomeadamente as taxas no arrendamento, introduzidas nos vários regimes das rendas antes e depois do programa Mais Habitação.
Fonte oficial das Finanças admite, aliás, a complexidade das liquidações das declarações de IRS relativas ao ano de 2023, embora estejam “a decorrer com normalidade”. “Esta complexidade difere em função do número e tipo de anexos da declaração, em particular, se estes podem ser impactados por alterações legislativas, entretanto ocorridas“, como é exemplo a Lei n.º 56/2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Anexos deixam em espera milhares de validações de IRS
{{ noCommentsLabel }}