5 coisas que vão marcar o dia

O Parlamento debate vários projetos para baixar o IVA da eletricidade, sendo que a proposta do PS deve ser aprovada. O INE divulga a evolução do preço das casas e a EDPR emite novas ações negociáveis.

O Parlamento debate e vota na generalidade vários projetos para reduzir o IVA da eletricidade, sendo que a proposta do PS deve passar com os votos do Chega e da IL. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o valor mediano da avaliação bancária na habitação, a EDP Renováveis emite novas ações negociáveis e os acionistas da Inapa reúnem-se em assembleia geral anual, depois de a distribuidora de papel ter registado prejuízos de oito milhões de euros em 2023. Serão ainda conhecidos os resultados do primeiro trimestre da Semapa.

Redução do IVA da eletricidade

A Assembleia da República discute esta sexta-feira de manhã vários projetos para a redução do IVA da luz. A proposta do PS deverá ser aprovada, na generalidade, caso Chega e IL mantenham a sua intenção de viabilizar a iniciativa. Com este diploma, os socialistas querem que seja aplicada a taxa de 6% de IVA “aos primeiros 200 kWh de energia elétrica consumida em cada mês, duplicando os atuais 100 kWh”. No caso das famílias numerosas, o montante de eletricidade sujeita à taxa mínima do imposto duplica também dos atuais 150 kWh para os 300 KWh mensais.

INE divulga avaliação bancária das casas

O INE publica, esta sexta-feira, o valor mediano dos preços das casas, registado em abril. Em março, a avaliação da habitação aumentou 20 euros para 1.580 por metro quadrado. Em termos homólogos, a taxa de variação fixou-se em 6,5% (5,5% em fevereiro de 2024). Refira-se que o número de avaliações bancárias foi cerca de 30,5 mil, o que representa uma subida de 7,8% face ao período anterior e um aumento de 40,9% em termos homólogos.

EDP Renováveis emite novas ações negociáveis

A EDP Renováveis vai emitir novas ações negociáveis. Os mais de 1 milhão de direitos de incorporação da energética que estavam em negociação desde 6 de maio encerraram a sessão de 20 de maio a subir 4,9%. Esta foi a última sessão em que os investidores puderam negociar estes títulos que serão convertidos em novas ações da EDP Renováveis na proporção de 63 direitos por uma nova ação — que começarão a ser negociadas esta sexta-feira, juntamente com as já existentes na Euronext Lisboa.

Acionistas da Inapa reúnem-se em assembleia depois de prejuízos de 8 milhões

Os acionistas da Inapa reúnem-se em assembleia geral anual, depois de a distribuidora de papel ter registado um prejuízo de oito milhões de euros, em 2023. As receitas da Inapa, no ano passado, baixaram 20,1% para 243 milhões de euros, o que “afetou substancialmente” o EBITDA recorrente, que se cifrou em 33 milhões (-62% em termos homólogos). “Condições de crédito mais exigentes agravaram a função financeira” e contribuíram para um prejuízo de oito milhões de euros em 2023, que compara com os lucros de 17,8 milhões no ano anterior. A margem bruta ascendeu a 18,1% das vendas, 1,9 pontos percentuais abaixo do registo passado.

Semapa divulga resultados do primeiro trimestre

A holding da família Queiroz Pereira divulga os resultados do primeiro trimestre do ano. Em 2023, a Semapa terminou o exercício com lucros de 244,5 milhões de euros, menos 20,4% do que no ano anterior. O crescimento de 15% do negócio de cimento foi insuficiente para compensar a queda na venda de pasta e papel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião