Parlamento Europeu alvo de buscas por suspeitas de interferência russa
A investigação centra-se nas alegações de que eurodeputados foram pagos para promover propaganda russa através do site Voz da Europa.
As autoridades belgas efetuaram esta manhã buscas na residência, em Bruxelas, e no gabinete no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, de um funcionário por suspeitas de interferência russa.
De acordo com a notícia avançada pela Associated Press, esta quarta-feira, as buscas realizadas estarão relacionadas com o caso Russiagate, em que deputados europeus foram abordados e pagos para promover propaganda russa através do site Voz da Europa.
“As buscas fazem parte de um caso de interferência, corrupção passiva e pertença a uma organização criminosa, e estão relacionadas com indícios de interferência russa, em que membros do Parlamento Europeu foram abordados e pagos para promover propaganda russa através do site de notícias Voice of Europe”, cita a AP o comunidade divulgado pelas autoridades belgas, esta quarta-feira.
“Há indícios de que o funcionário do Parlamento Europeu em causa desempenhou um papel significativo neste caso”, cita a AP um porta-voz da procuradoria-geral da Bélgica
A investigação foi anunciada no mês passado pelo primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, que afirmou que os serviços secretos do seu país confirmaram a existência de uma rede que tem tentado minar o apoio da União Europeia à Ucrânia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parlamento Europeu alvo de buscas por suspeitas de interferência russa
{{ noCommentsLabel }}