Taxa de inflação acelera em maio e volta a superar os 3%

Índice de Preços no Consumidor teve subida homóloga de 3,1% em maio, quase um ponto percentual a mais do que em abril, devido à entrada em vigor do "IVA zero" no ano passado.

A taxa de inflação homóloga em Portugal terá acelerado em maio e superado os 3%, de acordo com a estimativa rápida avançada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), devido ao “efeito de base” resultante da entrada em vigor do “IVA zero” no ano passado.

O instituto calcula que o Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 3,1% em maio face ao mesmo mês do ano passado, um ritmo superior em 0,9 pontos percentuais face à variação homóloga observada em abril (ver gráfico). Os dados definitivos serão divulgados no dia 14 de junho.

Taxas de variação do Índice de Preços no Consumidor

Fonte: INE

“Esta aceleração resulta essencialmente do efeito de base associado à redução mensal de preços registada em maio de 2023 (-0,7%), no seguimento da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais”, justifica o INE. A medida foi acordada pelo anterior Governo com produtores e distribuidores e esteve em vigor entre 18 de abril de 2023 e 4 de janeiro de 2024.

A última vez que Portugal registou uma inflação homóloga acima dos 3% tinha sido em setembro de 2023, quando o IPC subiu 3,58% face ao mesmo mês de 2022. Em novembro e dezembro chegaram-se a registar variações de, respetivamente, 1,54% e 1,42%. Ainda assim, em comparação com o mês anterior, a variação do IPC foi de 0,2%, uma desaceleração face aos 0,5% registados em abril.

Segundo a estimativa rápida que o INE divulgou esta sexta-feira, o indicador de inflação subjacente, que exclui componentes voláteis como os produtos alimentares não transformados e energéticos, registou uma subida de 2,7% em maio, em termos homólogos.

“A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para 7,8% (7,9% no mês precedente) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados registou um aumento de 2,6% (variação nula em abril)”, aponta o INE.

Enquanto isso, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) registou uma subida homóloga de 3,9%, que compara com os 2,3% do mês anterior. Aumentos como este também foram registados noutros países da Zona Euro, como Alemanha, França e Espanha.

Estes dados económicos estão a ser divulgados na semana antes da reunião de política monetária do Banco Central Europeu, na qual se especula que seja decidido um primeiro corte nas taxas de juro. O encontro está marcado para 6 de junho.

(Notícia atualizada pela última vez às 9h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação acelera em maio e volta a superar os 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião