Taxa de inflação acelera em maio e volta a superar os 3%
Índice de Preços no Consumidor teve subida homóloga de 3,1% em maio, quase um ponto percentual a mais do que em abril, devido à entrada em vigor do "IVA zero" no ano passado.
A taxa de inflação homóloga em Portugal terá acelerado em maio e superado os 3%, de acordo com a estimativa rápida avançada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), devido ao “efeito de base” resultante da entrada em vigor do “IVA zero” no ano passado.
O instituto calcula que o Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 3,1% em maio face ao mesmo mês do ano passado, um ritmo superior em 0,9 pontos percentuais face à variação homóloga observada em abril (ver gráfico). Os dados definitivos serão divulgados no dia 14 de junho.
Taxas de variação do Índice de Preços no Consumidor
“Esta aceleração resulta essencialmente do efeito de base associado à redução mensal de preços registada em maio de 2023 (-0,7%), no seguimento da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais”, justifica o INE. A medida foi acordada pelo anterior Governo com produtores e distribuidores e esteve em vigor entre 18 de abril de 2023 e 4 de janeiro de 2024.
A última vez que Portugal registou uma inflação homóloga acima dos 3% tinha sido em setembro de 2023, quando o IPC subiu 3,58% face ao mesmo mês de 2022. Em novembro e dezembro chegaram-se a registar variações de, respetivamente, 1,54% e 1,42%. Ainda assim, em comparação com o mês anterior, a variação do IPC foi de 0,2%, uma desaceleração face aos 0,5% registados em abril.
Segundo a estimativa rápida que o INE divulgou esta sexta-feira, o indicador de inflação subjacente, que exclui componentes voláteis como os produtos alimentares não transformados e energéticos, registou uma subida de 2,7% em maio, em termos homólogos.
“A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para 7,8% (7,9% no mês precedente) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados registou um aumento de 2,6% (variação nula em abril)”, aponta o INE.
Enquanto isso, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) registou uma subida homóloga de 3,9%, que compara com os 2,3% do mês anterior. Aumentos como este também foram registados noutros países da Zona Euro, como Alemanha, França e Espanha.
Estes dados económicos estão a ser divulgados na semana antes da reunião de política monetária do Banco Central Europeu, na qual se especula que seja decidido um primeiro corte nas taxas de juro. O encontro está marcado para 6 de junho.
(Notícia atualizada pela última vez às 9h53)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxa de inflação acelera em maio e volta a superar os 3%
{{ noCommentsLabel }}