Governo completa nova administração da Santa Casa. Rita Prates será vice-provedora
Ministério do trabalho nomeou quatro vogais para a mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e uma nova vice-provedora. Tomam posse segunda-feira.
O Governo já escolheu os membros da nova mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que vão acompanhar o provedor Paulo Duarte de Sousa na administração. Rita Prates, mentora e fundadora da Associação VilaComVida, será a nova vice-provedora.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, nomeou ainda David Lopes, Ângela Guerra, André Brandão de Almeida e Luís Carvalho e Rego para vogais. A cerimónia de tomada de posse decorre na Sala de Extrações da SCML, na segunda-feira, dia 3 de junho, pelas 10h30.
Segundo a nota divulgada pelo Ministério, a nova vice-provedora, Rita Prates, é “advogada, com mestrado pela King’s College – University of London, especializada em Regulação e Concorrência, mentora e fundadora da Associação VilaComVida – A Mais Valia na diferença, que promove a inclusão de pessoas com deficiência”. Foi ainda “representante nacional junto da Comissão Europeia, OCDE, ICN (International Competition Network) e ECN (European Competition Network)”.
David Lopes, é licenciado em Gestão de Empresas, com uma pós-graduação internacional (Cornell University e Chicago Kellogg University). Foi chefe de missão da Câmara Municipal de Lisboa na Jornada Mundial da Juventude, administrador executivo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, gestor da Parque Expo e do Oceanário de Lisboa e cofundador e administrador da Fundação Gil.
Na nova equipa há ainda uma ex-deputada e um ex-deputado do PSD. Ângela Guerra, que é licenciada em Direito, com pós-graduação em Gestão e Administração da Saúde. Foi ainda vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel e membro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. O outro é André Brandão de Almeida, médico dentista, que foi coordenador e diretor clínico do Serviço Odontopediátrico de Lisboa – Saúde Oral da SCML.
Por fim, Luís Carvalho e Rego, é licenciado em Administração e Gestão de Empresas e foi subdiretor do Banco BPI entre 2021 e 2023. Foi ainda presidente da IPSS – Jardim Infantil dos Anjos e participou nas equipas de Assessoria Económica e Financeira no Ministério da Saúde no âmbito das Parcerias Público-Privadas.
A anterior mesa, liderada por Ana Jorge, foi exonerada pelo Governo a 29 de abril, por “incapacidade de gestão”, na sequência dos problemas financeiros na SCML.
(Notícia atualizada às 11h48 com dados biográficos adicionais dos novos membros da mesa da SCML)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo completa nova administração da Santa Casa. Rita Prates será vice-provedora
{{ noCommentsLabel }}