Fisco: dívida incobrável aumenta 34% num ano
São mais mil milhões de euros no espaço de um ano. Dívida incobrável atingia, em abril, 3,92 mil milhões de euros, o valor mais alto em dez anos.
A dívida ao fisco considerada incobrável aumentou 34% no espaço de um ano. De acordo com o Diário de Notícias, o valor da dívida declarada em falhas atingiu 3,92 mil milhões de euros em abril de 2017, contra 2,92 mil milhões no mesmo mês do ano anterior. Este é já o montante mais elevado dos últimos dez anos.
Cerca de 58% do valor total é da responsabilidade dos contribuintes com dívidas superiores a 250 mil euros (devedores estratégicos), diz o jornal, apontando para dados do Boletim Mensal dos Créditos Tributários.
O valor da carteira de dívida também aumentou no mesmo período de tempo, ainda que de forma mais lenta: de quase 18,6 mil milhões de euros para aproximadamente 18,9 mil milhões. Portanto, a dívida considerada incobrável ganhou peso e representa já um quinto do total.
Em causa está a dívida enquadrada numa das seguintes situações: falta de bens penhoráveis do contribuinte, dos seus sucessores ou dos responsáveis solidários; impossibilidade de identificar o contribuinte; ou quando este se encontra ausente em parte incerta, diz ainda o diário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fisco: dívida incobrável aumenta 34% num ano
{{ noCommentsLabel }}