Hoje nas notícias: startups, Novobanco e IRS

  • ECO
  • 4 Junho 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Desde a fundação, a Portugal Ventures acumula perdas de 123,7 milhões de euros em quase 300 desinvestimentos. O Novobanco vendeu os 10% que ainda tinha no cabo-verdiano iiBCV ao grupo do Bahrein que detém os outros 90%. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.

Estado perdeu um terço do que investiu em startups

Desde que foi fundada, em 2012, e até ao ano passado, a Portugal Ventures perdeu 123,7 milhões de euros, o que equivale a 32,95% do que investiu nas empresas das quais já saiu: totalmente de 264 e vendeu parte da participação que detinha noutras 34. Numa análise comparativa aos custos de aquisição e ao preço de venda das participações nestas quase 300 empresas, conclui-se que a sociedade de capital de risco do Estado português — atualmente parte do grupo do Banco Português de Fomento — pagou 375,4 milhões de euros para entrar e recebeu 251,7 milhões quando saiu.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Novobanco sai de Cabo Verde após venda a grupo do Bahrein

O Novobanco vendeu a participação de 10% que tinha no International Investment Bank Cabo Verde (iiBCV) ao IIB Group, do Bahrein, que já detém o restante capital da instituição financeira cabo-verdiana. “O Novobanco tinha o direito, que exerceu no final do ano passado, de vender-nos a participação”, revela o chairman do grupo do Golfo Pérsico, Sohail Sultan, assinalando que “a transação foi concluída há uma semana”, sem avançar o valor da operação. No entanto, o grupo — que tem bancos no Médio Oriente, África Ocidental e Oriental e nas Caraíbas, e que tem manifestado a intenção de comprar um banco em Portugal — não pretende ficar com a totalidade do capital do iiBCV permanentemente.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Alívio do IRS avança sem avaliação prévia de impacto orçamental

As várias propostas de alívio do IRS, que vão a votos no Parlamento na quarta-feira e sem um desfecho previsível sobre qual delas será aprovada, não contam com a avaliação do impacto orçamental pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). Nos últimos dias, tem-se mantido o braço de ferro entre o PS e o PSD, que já se aproximou aos socialistas e ao Chega com maiores reduções nos escalões mais baixos, mas não abdica da redução intercalar do imposto nos escalões mais elevados.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Subsídio de risco na GNR e PSP pode subir de 100 para 300 euros

Os polícias da PSP e da GNR podem ter, pelo menos, 200 euros de acréscimo mensal dos seus salários ainda neste ano, valor que será somado aos 100 euros da componente fixa do atual subsídio de risco, segundo revelou fonte do Governo que tem acompanhado as negociações com os sindicatos. Na tarde desta terça-feira há mais uma reunião entre as estruturas sindicais do setor e a nova ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Falhas na Internet bloqueiam provas de aferição a milhares de alunos

Os milhares de alunos que realizaram na segunda-feira as provas de aferição do 8.º ano de Português, em formato digital, foram afetados por problemas na rede de Internet das escolas. Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, refere tratar-se de “um problema com anos”, apontando que os constrangimentos também se deveram ao facto de “as escolas terem sido informadas em maio de que, a partir de junho, só os alunos com ação social escolar (ASE) teriam o router para acesso à Internet do kit digital, deixando a maioria de fora”. Ministério tutelado por Fernando Alexandre responsabiliza o anterior governo socialista, pois “teve a possibilidade de autorizar a aquisição de conectividade para disponibilizar durante todo o ano de 2024”, mas “decidiu não o fazer”.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: startups, Novobanco e IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião