Hoje nas notícias: imigração, europeias e CP

  • ECO
  • 6 Junho 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Vai ser criado um novo tribunal especializado em questões relacionadas com a imigração e asilo. A Aliança Democrática ultrapassou o PS nas intenções de voto para as eleições europeias, mas o empate técnico mantém-se. Afinal, a secretária de Estado da Mobilidade soube que iria ser nomeada administradora da Autoridade da Mobilidade dos Transportes (AMT) uma semana antes de renunciar ao cargo de vice-presidente da CP. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Novo tribunal vai tratar em exclusivo de processos de imigração e asilo

O Governo aceitou a proposta do Conselho Superior da Magistratura (CSM) para criar um tribunal especializado em questões relacionadas com a imigração e asilo. O nome proposto é Tribunal da Imigração e Asilo. Será criado em Lisboa e, possivelmente, noutra cidade mais tarde, confirmou Tiago Pereira, vogal do CSM.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

AD ultrapassa PS em nova sondagem para as europeias

A Aliança Democrática (24,8%) ultrapassou o PS (24,1%) nas intenções de voto para as eleições europeias, marcadas para domingo, ainda que o empate técnico se mantenha, de acordo com o mais recente barómetro da Intercampus. Apesar de o Chega se manter no terceiro lugar, a lista encabeçada por António Tânger Corrêa está a perder gás. Recolhe 12% das intenções de voto e vê aproximar-se João Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal).

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Governante soube da nomeação sete dias antes da saída com indemnização da CP

Afinal, a atual secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, soube que iria ser nomeada administradora da Autoridade da Mobilidade dos Transportes (AMT) uma semana antes de renunciar ao cargo de vice-presidente da CP, de onde saiu com uma indemnização de quase 80 mil euros.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Fundo de Resolução perdeu dois dos três litígios contra o Novobanco

O Fundo de Resolução ganhou a arbitragem relativa à provisão para operações descontinuadas em Espanha, mas perdeu os litígios relacionados com a aplicação, pelo Novobanco, no final de 2020, da opção dinâmica do regime transitório da IFRS 9 e a relacionada com a avaliação das unidades de participação nos fundos de reestruturação. Na quarta-feira, a entidade liderada por Máximo dos Santos explicou ao ECO que comprou 4,14% do Novobanco por 128,67 milhões de euros porque os capitais próprios do banco serão superiores aos 3.100 milhões de euros de valorização implícita na operação.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso livre).

Governos de Costa adjudicaram 2 milhões ao grupo que colaborou no plano da saúde

Durante a governação de António Costa foram celebrados três contratos entre a IQVIA Solutions e entidades públicas, num montante que ascende a 198 mil euros. A estes somam-se outros 51 contratos, celebrados com a IASIST Portugal, do mesmo grupo da IQVIA Solutions, num total de 1,9 milhões de euros. Pedro Nuno Santos levantou dúvidas sobre a atuação desta consultora, que ajudou a elaborar o plano de emergência para a Saúde, levando o Governo a esclarecer que a empresa tem trabalhado com o Ministério da Saúde nos últimos anos, e não apenas com o Governo da AD.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: imigração, europeias e CP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião