Grupo suíço abre fábrica de cabos em Amarante para chegar a 400 trabalhadores

A unidade de produção de Amarante, um investimento superior a 15 milhões de euros, será a segunda do grupo Conextivity, que até agora concentrava a produção em Saint-Prex, no cantão de Vaud.

A fábrica da Conextivity em Amarante foi inaugurada esta quarta-feira.

Portugal foi o país escolhido pela tecnológica suíça Conextivity para a localizar a segunda fábrica do grupo, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção de cabos. Amarante passa a ter a segunda unidade de produção do grupo, que até agora centralizava as operações de montagem de conectores nas instalações de fabrico e no centro de I&D em Saint-Prex, no cantão de Vaud. Com uma equipa inicial de 140 pessoas, prevê reforçar, numa primeira fase, a equipa para 200 colaboradores e chegar aos 400 numa década.

A inauguração da nova fábrica, assinalada a 5 de junho por ocasião do 70.º aniversário da grupo, vai permitir à Conextivityaumentar a capacidade de produção de montagem de cabos e alavancar uma configuração industrial eficiente e resiliente composta por dois locais de produção de montagem de conectores: o local histórico em Saint-Prex e o novo local em Amarante”, adianta a empresa em comunicado.

“As novas instalações, que já empregam cerca de 140 pessoas, permitem aumentar a capacidade de produção do grupo para satisfazer a procura global crescente pelas soluções de conetividade apresentadas pelas suas duas empresas, a Fischer Connectors e a Wearin’”, acrescenta a mesma fonte.

Apesar de ter assinalado a inauguração oficial, que contou com a presença da presidente e do CEO do grupo, Sabrina e Jonathan Brossard, apenas esta semana, a verdade é que as linhas de produção de montagem de cabos e conectores da nova fábrica estão totalmente operacionais desde outubro de 2023, tendo já produzido mais de 2,4 milhões de conectores, o equivalente a mais de 70% do volume de produção da Fischer Connectors.

“Esta expansão sustenta o nosso compromisso de satisfazer a crescente procura por produtos e soluções de conectividade oferecidos pelas nossas duas empresas, a Fischer Connectors e a Wearin’”, afirmaram Sabrina e Jonathan Brossard, citados em comunicado.

A nova unidade portuguesa é a primeira do género fora da Suíça“, salientou a presidente Sabrina Brossard na cerimónia de inauguração. “É uma pedra angular da nossa visão e estratégia de crescimento como um parceiro global de conectividade de serviço completo. A fábrica de Amarante também apoia a industrialização dos nossos mais recentes produtos e soluções”, sublinhou.

Com 140 profissionais em várias funções, nomeadamente na produção, na área de I&D e na gestão, que asseguram a produção para exportação global, o objetivo “é aumentar gradualmente a nossa força de trabalho para 200 pessoas”, adiantou Filipe Silva, diretor-geral da unidade de Amarante. “Dependendo das necessidades e do desenvolvimento do grupo nos próximos dez anos, poderemos expandir ainda mais a nossa capacidade para empregar até 400 pessoas“, explica.

A unidade de produção situada em Paúl de Cima, no concelho de Amarante, foi construída pela bracarense DST e ocupa uma área total de 4.600 metros quadrados e está rodeada por 11.600 metros quadrados de espaço aberto, num investimento de mais de 15 milhões de euros por parte do Grupo Conextivity, incluindo 6,5 milhões de euros provenientes de fundos comunitários do Portugal2020.

Segundo o grupo suíço, o local para a construção desta unidade foi escolhido com o apoio da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, com base em fatores como o histórico industrial, a estrutura de custos, o ambiente de trabalho, os aspetos culturais e a existência de mão-de-obra qualificada.

A escolha da região interior de Amarante, em detrimento da região terrestre do Porto, oferece vantagens significativas em termos de recrutamento“, confirmou Filipe Silva. “Com a proximidade a três universidades, esperamos continuar a atrair e reter o talento de que precisamos para crescer ao ritmo que desejamos”, concluiu o responsável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo suíço abre fábrica de cabos em Amarante para chegar a 400 trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião