Altice avança com entrada em bolsa nos EUA

  • Rita Atalaia
  • 12 Junho 2017

A empresa liderada por Patrick Drahi já deu início ao IPO nos EUA. O valor da operação da Altice poderá chegar a 1,4 mil milhões de dólares.

A Altice já deu início ao processo para entrar em bolsa nos EUA. O valor da oferta pública inicial (IPO na sigla anglo-saxónica) poderá ascender a 1,4 mil milhões de dólares. A empresa liderada por Patrick Drahi, que detém a Portugal Telecom, conta arrecadar até 330 milhões.

Os documentos para a entrada em bolsa foram submetidos ao regulador do mercado de capitais norte-americano, a SEC, no passado dia 11 de abril. O prospeto foi agora aprovado, estando disponíveis 46,6 milhões de ações. Cada um dos títulos será vendido entre 27 e 31 dólares.

Deste montante, cerca de 12 milhões de ações vão ser oferecidas pela unidade norte-americana da Altice. A Altice USA pode angariar entre 325 milhões e 374 milhões. Considerando os custos associados a esta operação, este valor pode ficar perto dos 333 milhões de dólares.

Olhando para os restantes títulos, cerca de 21 milhões vão ser oferecidos pelo fundo BC Partners e perto de 14 milhões pelo fundo de investimento de pensões do Canadá. Isto numa operação que está a ser assessorada pelo JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Citigroup e Goldman Sachs.

Este anúncio é feito numa altura em que a Altice está a ponderar fazer uma proposta para comprar a Media Capital à Prisa. O grupo é avaliado em 211 milhões de euros, mas a Prisa estima que os 95% que detém na companhia se cifrem entre 300 e 500 milhões de euros, o que poderá ser um obstáculo à compra.

Recorde-se ainda que uma compra da Media Capital pela operadora Meo, por intermédio da Altice, poderia desencadear uma “guerra” no setor das telecomunicações. Logo no início de dezembro, Miguel Almeida, presidente executivo da Nos, disse que a operadora poderia ripostar com as mesmas armas caso os reguladores aprovassem uma fusão da Meo com a dona da TVI. A hipótese da compra da Impresa (dona da SIC) pela Nos foi depois levantada pelo Haitong.

(Notícia atualizada às 16h40 com mais detalhes da operação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice avança com entrada em bolsa nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião