Hoje nas notícias: Manuel Pinho, comboio e carros elétricos
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O antigo ministro da Economia, Manuel Pinho, diz que a juíza do processo EDP deve estar a confundi-lo “com uma rameira” no que toca aos pagamentos de Ricardo Salgado. A CP já gastou 7,9 milhões de euros na contratação de autocarros para operarem como alternativa na linha da Beira Alta, cujo serviço ferroviário está encerrado para obras desde abril de 2022. Conheça as notícias em destaque esta quinta-feira na imprensa nacional.
Pinho sobre pagamentos de Salgado: juíza “deve-me estar a confundir com uma rameira”
Manuel Pinho, que foi condenado a dez anos de prisão efetiva e ao pagamento ao Estado de cerca de 4,9 milhões de euros na semana passada no âmbito do caso EDP, garante que vai “até onde for preciso para provar que é totalmente falso” o que o acusam de fazer. O antigo ministro da Economia critica a juíza do processo, dizendo, acerca da relação que mantinha com Ricardo Salgado: “Deve-me estar a confundir com uma rameira”.
Leia a notícia completa na CNN Portugal (acesso livre)
Fecho da linha da Beira Alta já custou quase 8 milhões em serviço rodoviário alternativo
A CP – Comboios de Portugal já gastou 7,9 milhões de euros na contratação de autocarros que operam na Beira Alta, entre Coimbra e Guarda, como alternativa à linha ferroviária, que desde abril de 2022 está encerrada para obras, da responsabilidade da IP – Infraestruturas de Portugal. Estima-se que a transportadora ferroviária tenha prejuízos de, pelo menos, sete milhões de euros por não poder operar com os seus comboios na Beira Alta.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Atrasos no cheque e apoios ao abate travam venda de carros elétricos
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) alerta que os atrasos nos incentivos como o cheque para a compra de carros elétricos ou os apoios ao abate de veículos anteriores a 2007 estão a travar a venda destes veículos, que em maio caíram quase 7%, para um total de 3.147 unidades. O secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, olha com “apreensão” para o facto de, em junho, o cheque ainda não estar disponível. Estes incentivos variam entre os 2.000 e 6.000 euros.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Portugal falha em 70% das metas de apoio às pessoas com deficiência
O anterior Governo falhou a implementação de cerca de 70% das medidas da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência entre 2021 e 2023. Ao todo, são mais de 100 as medidas por implementar e que tinham de estar prontas até 2023, como a criação do cartão do deficiente, a elaboração dos planos de redução dos obstáculos na via pública e pôr em ação a lei das quotas.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Administradores hospitalares: antes de serem auditados têm de ter autonomia para gerir
Depois de a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ter afirmado que as lideranças nos hospitais públicos são “fracas” e de ter anunciado a criação de uma comissão para as auditar, o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) diz que, antes dessa avaliação, o Governo tem de lhes dar mecanismos de autonomia para que possam, efetivamente, gerir. Para Xavier Barreto, a ideia de que os conselhos de administração sejam avaliados pelos seus resultados é de “bom senso”, mas argumenta que “não têm autonomia para definir salários, incentivos ou prémios, [nem] para autorizar contratações ou decidir investimentos”.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Manuel Pinho, comboio e carros elétricos
{{ noCommentsLabel }}