Aeroportos portugueses alcançam números recorde. Só em abril movimentaram seis milhões de passageiros
Nos primeiros quatro meses de 2024, os aeroportos portugueses registaram um aumento de 4,8% no movimento de passageiros e de 13,8% de carga, alcançando com isso números históricos.
O setor da aviação em Portugal continua a atingir níveis nunca vistos, com um novo recorde mensal no movimento de passageiros nos aeroportos nacionais.
Segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os aeroportos portugueses movimentaram seis milhões de passageiros e 21 mil toneladas de carga e correio em abril, representando aumentos de 2,3% e 14,4%, respetivamente, em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Em abril, 82,4% dos passageiros desembarcados e 81,8% dos passageiros embarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional.
“No início de 2024 continuou a verificar-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”, destaca o INE, sublinhando que em abril, a média diária de desembarques atingiu os 101,5 mil passageiros, superando os 99,2 mil registados em abril de 2023.
No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, o número de passageiros aumentou 4,8% para 19,6 milhões de passageiros e o movimento de carga e correio cresceu 13,8% para 80,9 mil toneladas, alcançando assim valores históricos.
França continua a ser o principal país de origem e destino dos voos, embora tenha registado uma ligeira queda no número de passageiros desembarcados e embarcados (-2,4% em ambos os casos) comparativamente ao período homólogo. O Reino Unido e a Espanha mantêm-se como os segundo e terceiro principais destinos.
Entre as várias infraestruturas aeroportuárias nacionais, o aeroporto de Lisboa lidera, movimentando 53,4% do total de passageiros nos primeiros quatro meses de 2024, totalizando 10,5 milhões de passageiros, um aumento de 5,2% face ao mesmo período de 2023.
O aeroporto do Porto também apresentou um desempenho positivo, ao movimentar 4,5 milhões de passageiros (um crescimento homólogo de 5,6%), enquanto o aeroporto de Faro registou um crescimento de 2,4%, com 2,1 milhões de passageiros.
Os dados do INE revelam ainda que, em abril, 82,4% dos passageiros desembarcados e 81,8% dos passageiros embarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional. A Europa continua a ser a principal origem e destino, representando 69,3% dos passageiros desembarcados e 70,3% dos passageiros embarcados. O continente americano surge como a segunda principal origem e destino, com aumentos de 15,1% nos desembarques e 11,6% nos embarques.
O movimento de carga e correio também atingiu números impressionantes ao longo de 2024. Segundo dados do INE, “nos primeiros quatro meses de 2024, registou-se um crescimento de 13,8% no movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais.”
O aeroporto de Lisboa representou 77,2% deste movimento, com 62,5 mil toneladas movimentadas, um aumento de 17,9% face ao mesmo período de 2023. Os outros aeroportos registaram um aumento de 1,8% no movimento de carga e correio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aeroportos portugueses alcançam números recorde. Só em abril movimentaram seis milhões de passageiros
{{ noCommentsLabel }}