Primark vai abrir mais quatro lojas e criar 500 empregos em Portugal
Plano de expansão da retalhista irlandesa prevê quatro novas aberturas em Guimarães, Viseu, Covilhã e Montijo. Em Portugal, a Primark tem já em funcionamento dez lojas e emprega 1.700 pessoas.
A Primark anunciou esta quarta-feira um investimento de 40 milhões de euros na abertura de quatro novas lojas em Guimarães, Viseu, Covilhã e Montijo. Paralelamente, a retalhista está terminar a expansão da loja do Colombo (Lisboa), que ficará pronta esta semana e contará com uma área superior a seis mil metros quadrados.
Com estas aberturas, a marca de origem irlandesa estima a criação de 500 postos de trabalho. De Braga a Loulé, a Primark tem atualmente dez lojas em território nacional e emprega mais de 1.700 colaboradores de mais de 11 nacionalidades.
“No ano que assinalávamos 15 anos em Portugal, estamos entusiasmados por partilhar o nosso plano de investimento e entrar em quatro novas cidades“, afirmou Nelson Ribeiro, head of sales da Primark em Portugal, durante uma apresentação à imprensa, onde falou do plano de investimento e expansão para Portugal.
Dentro da expansão global existem países que queremos colocar como prioridade. É o caso dos EUA, França, Itália, Espanha e Portugal.
A loja no Montijo, com uma área de 2.460 metros quadrados, vai ser inaugurada no Alegro Montijo, até ao final de 2024. Na Covilhã, onde terá a primeira loja em Portugal num retail park, com 1.960 metros quadrados, a multinacional escolheu o City Center Covilhã. A loja de Viseu ficará no Palácio do Gelo e terá 1.630 metros quadrados. Finalmente, em Guimarães, contará com uma superfície de 1.860 metros quadrados no Espaço Guimarães. A marca prevê que este ciclo de inaugurações fique concluído nos próximos “dois a três anos”.
Nelson Ribeiro, head of sales da Primark Portugal, adianta que “o recrutamento vai começar nos próximos meses, sendo que as candidaturas para a loja do Montijo já estão abertas”.
A Primark abriu as portas da primeira loja em Portugal há 15 anos, no Centro Comercial UBBO (antigo Dolce Vita Tejo), na Amadora. Atualmente, soma dez lojas espalhadas pelo país, o que representa mais de 32.300 mil metros quadrados de espaço comercial. Portugal foi o quarto país a receber a retalhista irlandesa, que reclama a liderança de mercado em Portugal, Espanha e no Reino Unido.
A Primark foi fundada por Arthur Ryan em 1969, que faleceu em 2019, com o nome de Penneys, a única loja em Mary St, Dublin, com o objetivo de vender roupa a preços acessíveis na Irlanda. Volvidos 55 anos, a retalhista soma 445 lojas em 17 países da Europa e EUA e emprega mais de 80 mil pessoas. O objetivo da Primark é chegar às 530 lojas até ao final de 2026.
“Dentro da expansão global existem países que queremos colocar como prioridade. É o caso dos EUA, França, Itália, Espanha e Portugal“, afirma Carlos Inácio, diretor-geral da Primark para Portugal e Espanha.
É no Reino Unido que a cadeia de retalho irlandesa contabiliza o maior número de lojas (194), seguido de Espanha (63) e Irlanda (37). Portugal ocupa a nona posição da tabela de rede de lojas a nível mundial.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Primark vai abrir mais quatro lojas e criar 500 empregos em Portugal
{{ noCommentsLabel }}