Hoje nas notícias: ADSE, UTAO e Operação Influencer
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O aumento dos preços em todos os atos médicos acelerou mais de 13% a faturação média por beneficiário da ADSE, para 513,6 euros. A Unidade Técnica de Apoio Orçamental diz que é impossível calcular o impacto orçamental da devolução do tempo congelado a todas as carreiras da Administração Pública. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.
Revisão de tabelas puxa pela despesa da ADSE
Com o aumento de 14.333 pessoas beneficiárias da ADSE a recorrer ao sistema convencionado, a despesa média por beneficiário que recorreu ao regime convencionado subiu 13,3% no ano passado, para 513,6 euros. Estes dados constam do relatório de atividades da ADSE relativo a 2023, que justifica este aumento da faturação média com a revisão em alta da tabela que define os valores a pagar aos prestadores de saúde, como os hospitais privados, recordando que “em março houve um aumento transversal de preços em todos os atos médicos”. Não obstante, a ADSE fechou o ano passado com um resultado líquido de 161 milhões de euros.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
UTAO não consegue dizer quanto custa devolver tempo congelado a todas as carreiras
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) calcula que a recuperação do tempo de serviço dos professores terá um custo de 469 milhões de euros brutos e 202 milhões de euros líquidos a partir de 2028. Porém, a unidade liderada por Rui Baleiras não consegue prever quanto custaria estender as medidas dos docentes às outras carreiras da Administração Pública afetadas por congelamentos e “em condições equitativas”, o que justifica com a complexidade em identificar as alterações no regime remuneratório de várias carreiras adotadas desde 2019; a dificuldade de definir o conceito de “condições de equidade”; e a inexistência de microdados para todas estas carreiras.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
António Costa foi escutado a escolher CEO da TAP
António Costa foi escutado a escolher o novo CEO da TAP no âmbito da “Operação Influencer”. O então primeiro-ministro é que avançou o nome de Luís Rodrigues, ex-presidente executivo da SATA, para a liderança da companhia aérea portuguesa, tendo-o elogiado ao ministro das Infraestruturas da altura, João Galamba. “E ele aceita?”, perguntou Galamba. António Costa respondeu que sim, contando que já tinha falado “com o Fernando” [Medina, então ministro das Finanças]. Na mesma conversa, o ex-chefe de Governo também se mostrou preocupado com a polémica indemnização a Alexandra Reis. “Os 500 mil já nos custaram muito”, desabafou Costa.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Tabaqueira promete investir mais em Portugal se Governo apoiar tabaco sem fumo
Depois de atingir os 820 milhões de euros em exportações, o presidente do conselho de administração da Tabaqueira revela que o plano da empresa passa por reforçar o investimento em Portugal, mas apela a uma visão alinhada com o Governo português no que toca aos produtos de tabaco alternativos, sendo que o iQOS já tem uma “quota de mercado de cerca de 20%” no país. Em entrevista ao Jornal Económico, Massimo Andolina realça que o acionista Philip Morris International investe “entre 15 a 20 milhões de dólares na Tabaqueira todos os anos”, acreditando que “Portugal pode ser destino de investimentos ainda maiores” face à possibilidade de uma mudança no perfil da empresa “para os produtos inovadores”.
Leia a entrevista completa no Jornal Económico (acesso pago)
Agricultores sem apoios do ano passado
Quando faltam quatro dias para o fim do prazo para os agricultores submeterem candidaturas ao Pedido Único de 2024, ainda há quem não tenha recebido as ajudas relativas ao ano passado. As organizações do setor pedem ao Governo celeridade na resolução do problema, apelando à desburocratização do processo. O Ministério da Agricultura, tutelado por José Manuel Fernandes, reconhece a demora e garante que as ajudas serão pagas até ao próximo dia 25, apontando que “está empenha em simplificar os procedimentos”.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: ADSE, UTAO e Operação Influencer
{{ noCommentsLabel }}