Nvidia torna-se na empresa mais valiosa do mundo, superando Apple e Microsoft
Fabricante de chips necessários para a inteligência artificial generativa vale agora 3,332 biliões de dólares, tendo ultrapassado a Apple e a Microsoft em valor de mercado.
A Nvidia tornou-se esta terça-feira na cotada mais valiosa do mundo, ultrapassando a Microsoft e a Apple. As ações da empresa norte-americana tocaram 135,18 dólares, valorizando 3,2%, o que conferiu à fabricante de placas gráficas uma capitalização bolsista na ordem dos 3,332 biliões de dólares, segundo o Financial Times.
Este feito acontece menos de um mês depois de, no final de maio, a empresa ter entrado pela primeira vez no clube das cotadas avaliadas em mais de um bilião de dólares. A subida está intimamente ligada ao entusiasmo com a nova vaga da inteligência artificial (IA) generativa
Para o CEO da Nvidia, Jensen Huang, a empresa está no centro de uma nova “revolução industrial”. A cotada produz componentes necessários para o treino e funcionamento de programas como o ChatGPT, que desencadeou em 2023 um braço-de-ferro entre as maiores tecnológicas mundiais.
Graças à tecnologia da IA generativa, o ChatGPT, lançado em novembro de 2022, é capaz de responder em linguagem natural aos pedidos dos utilizadores. Este tipo de ferramentas têm aplicações práticas em muitos setores da economia, e não só. Com este pano de fundo, as ações da Nvidia já acumulam um ganho superior a 180% desde o começo do ano.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para ver o gráfico.
No dia 7 de junho, a Nvidia concretizou um stock split através da qual cada título foi convertido em dez novas ações. Este tipo de operação não altera em nada os fundamentais da empresa, mas permitem que mais investidores se tornem acionistas ao reduzir artificialmente o preço das ações.
Essa operação foi anunciada a 22 de maio, depois de a empresa ter revelado que as receitas no primeiro trimestre fiscal dispararam 262% em termos homólogos. Foi o terceiro trimestre consecutivo de crescimento das receitas acima dos 200%, de acordo com a CNBC.
Nessa mesma altura, a Nvidia também decidiu propor aos acionistas um dividendo de 10 cêntimos de dólar por cada ação (pré-stock split), um aumento em relação aos quatro cêntimos que pagou no exercício anterior.
(Notícia atualizada pela última vez às 19h34)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nvidia torna-se na empresa mais valiosa do mundo, superando Apple e Microsoft
{{ noCommentsLabel }}