BCP dispara 8% e vale quase cinco mil milhões na bolsa

Banco liderado por Miguel Maya brilha na bolsa: ações disparam 8% depois de uma nota de research positiva da Jefferies, que coloca o BCP na rota de movimentos de consolidação na banca europeia.

As ações do BCP BCP 0,49% estão em forte alta na bolsa de Lisboa. Aceleram 8% depois de a Jefferies ter duplicado o preço-alvo do título e melhorado a recomendação de “manter” para “comprar”.

Pelas 14h40, o banco somava 7,79%, para 0,3542 euros, comandando os ganhos no PSI, que valorizava 1,35%, para 6.628,94 pontos.

Desde o início do ano, as ações acumulam uma subida de quase 30%, o que deixam o banco liderado por Miguel Maya perto de superar a fasquia dos cinco mil milhões de euros de valor de mercado – já o havia feito nas últimas semanas, antes de corrigir em baixa.

BCP acelera

Para este desempenho, dizem os analistas, está a contribuir uma nota de research da Jefferies sobre o BCP. Os analistas acreditam que o excesso de capital irá permitir ao banco melhorar a remuneração aos acionistas, segundo a nota citada pela Reuters.

A mesma nota adianta que o banco português será capaz de gerar 1,8 mil milhões de euros em capital regulatório entre 2024 e 2026, que somam à posição de excesso de liquidez de mil milhões de euros.

Por outro lado, a Jefferies refere que uma possível consolidação também não pode ser descartada, “uma opção que irá ter mais foco na sequência da recente oferta do BBVA pelo Sabadell para ganhar escala”.

Esta quarta-feira, o problemático banco polaco do BCP anunciou a conclusão do plano de recuperação, adiantando que regista “rácios de capital em níveis seguros”, depois dos problemas com as moratórias e com os créditos em francos suíços.

O banco está a preparar o novo plano estratégico, que será anunciado ao mercado com os resultados do terceiro trimestre. As novidades deverão incluir um reforço do dividendo, através de um aumento do rácio de payout para 50% ou mais, segundo avançou o CEO, Miguel Maya.

No primeiro trimestre do ano, o BCP registou uma subida do lucro de 8% para 234,3 milhões de euros, beneficiado do ambiente de taxas de juro elevadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP dispara 8% e vale quase cinco mil milhões na bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião