5 coisas que vão marcar o dia
Miranda Sarmento no Ecofin. INE mede o pulso aos preços da habitação, enquanto o Banco de Portugal avalia o endividamento da economia. S&P Global publica leitura rápida do índice PMI.
Ministro das Finanças reúne com homólogos no Luxemburgo. É também um dia para conhecer vários indicadores económicos relevantes. No Parlamento, vota-se a abertura de mais uma comissão de inquérito, desta vez sobre a gestão da Santa Casa. Veja aqui alguns dos tópicos que poderão marcar a atualidade esta sexta-feira.
Miranda Sarmento no Ecofin
O ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, representa Portugal na reunião do Ecofin, que junta os ministros das Finanças dos 27 Estados-membros da União Europeia. É também aqui, no Luxemburgo, que conhecerá as primeiras diretrizes da Comissão Europeia para começar a preparar o plano orçamental estrutural de médio prazo a submeter a Bruxelas na reta final do verão, ao abrigo das novas regras orçamentais.
Preços da habitação desaceleram?
O INE atualiza esta manhã a evolução do Índice de Preços da Habitação no primeiro trimestre deste ano. No ano passado, os preços da habitação subiram 8,2%, travando 4,4 pontos percentuais face à escalada registada em 2022.
Como vai a recuperação económica?
A leitura rápida do índice dos gestores de compras (PMI), que será divulgada pela S&P Global, permitirá avaliar o ritmo da recuperação da economia da Zona Euro durante este mês de junho. Em maio, este indicador, muito seguido pelos investidores, fixou-se nos 52,2, mais do que os 51,7 registados no mês anterior e acima da marca de 50 que separa expansão e contração.
BdP mede endividamento da economia
O Banco de Portugal mede esta sexta-feira o endividamento da economia no mês de abril. Em março de 2024, o endividamento do setor não financeiro aumentou 1,3 mil milhões de euros e atingiu 801,7 mil milhões de euros, dos quais 441,7 mil milhões diziam respeito ao setor privado e 360 mil milhões ao setor público.
Mais uma comissão de inquérito?
A Assembleia da República vota em plenário as propostas do Chega, Iniciativa Liberal e Bloco de Esquerda para a abertura de uma comissão de inquérito à gestão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que enfrenta uma grave situação financeira, sobretudo depois de uma aposta mal sucedida na internacionalização. Na quinta-feira, PS e PSD mostraram-se disponíveis para viabilizar a abertura desta comissão de inquérito.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}