Direto Défice do primeiro trimestre “é da exclusiva responsabilidade do anterior Governo”, atira Montenegro

Do défice às portagens e à semana de quatro dias, o primeiro-ministro foi ao Parlamento responder aos deputados e reiterou total apoio à candidatura de António Costa à liderança do Conselho Europeu.

Pela segunda vez, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, foi ao Parlamento responder às questões dos deputados. O debate quinzenal, desta quarta-feira, arrancou com o tema quente do dia: o défice em contabilidade pública (250 milhões de euros) e nacional (0,2% do PIB), registado no primeiro trimestre, com o chefe do Executivo a atirar a culpa para o Governo anterior de António Costa.

Montenegro quis tranquilizar os portugueses, prometendo manter as contas equilibradas e até positivas no final do ano. Mas lembrou que PS e Chega também têm responsabilidade nesta matéria, uma vez que têm aprovado medidas à revelia do Governo e dos partidos que o suportam, como o fim das portagens das ex-SCUT ou o alargamento da taxa reduzida do IVA (6%) na eletricidade.

Apesar das críticas ao PS, o primeiro-ministro reiterou o total apoio do Governo à candidatura de António Costa a presidente do Conselho Europeu, decisão que deverá ser tomada esta quinta-feira.

O debate aqueceu com a troca de galhardetes entre André Ventura, líder do Chega, e o primeiro-ministro. Montenegro acusou o deputado de “oportunismo” e “populismo” por se juntar em coligação com o PS para aprovar o fim das portagens da ex-SCUT quando os condutores das áreas de Lisboa e do Porto são obrigados a pagar. As críticas levaram Ventura a assumir que o partido quer mesmo acabara com todas as portagens.

Em matéria laboral, Montenegro anunciou que o Governo vai aprovar uma medida que vai permiti acumular subsídio de desemprego com salário para garantir que quem trabalha não fica a ganhar menos. Esta legislação também irá fiscalizar abusos nos apoios sociais.

O teste da semana de quatro dias poderá ser alargado à Função Pública mas sem redução da carga horária. E o alargamento do passe ferroviário nacional aos inter-regionais, intercidades e urbanos vai mesmo avançar mas depois de junho, ou seja, fora do prazo previsto na lei. Leia abaixo os principais momentos do debate:

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