Ercros dispara 12% em bolsa. Preço das ações já ultrapassa oferta portuguesa e italiana
Química de Barcelona voltou a disparar na bolsa com anúncio de OPA da italiana Esseco, que é concorrente à oferta do grupo português Bondalti. Investidores antecipam guerra de preços.
A corrida pelo controlo do grupo catalão Ercros, que coloca a portuguesa Bondalti em competição direta com a italiana Esseco, está a puxar o apetite dos investidores por ações da gigante industrial, especializada na produção e venda de produtos químicos e farmacêuticos.
Esta sexta-feira, pouco antes do meio-dia em Lisboa, e depois de a Esseco ter anunciado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Ercros financeiramente mais atrativa que a da OPA da Bondalti, o preço dos títulos da empresa estava a disparar 12%, para 3,91 euros (ver gráfico).
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
Nos mercados, antecipa-se uma guerra de preços entre a Bondalti e a Esseco. O preço das ações da Ercros é agora 1,82% superior aos 3,84 euros oferecidos pela Esseco e 8,6% superior aos 3,6 euros oferecidos pela Bondalti. Isto poderá indiciar que alguns investidores acreditam que empresa portuguesa irá subir o preço da sua oferta.
Foi a 5 de março que a química portuguesa Bondalti, detida pelo Grupo José de Mello, lançou uma OPA sobre a Ercros, propondo pagar 3,6 euros por cada ação da empresa sedeada em Barcelona. Na altura, o preço representava um prémio de mais de 40% face à cotação de fecho no dia 4 de março.
Citado em comunicado, João de Mello, presidente da Bondalti, disse então que a oferta “representa uma proposta financeira muito atrativa para os atuais acionistas, assim como para a própria empresa”.
Mas, esta quinta-feira, a italiana Esseco chegou-se à frente com uma OPA com um preço melhor. O grupo italiano oferece 3,84 euros por cada ação da Ercros, sublinhando tratar-se de um prémio de 6,7% face à oferta do grupo português e de 50% face ao preço de fecho na sessão do referido dia 4 de março.
“A Esseco seguiu de perto a evolução da Ercros ao longo dos anos e está impressionada pelas receitas do grupo sob a liderança da equipa de gestão”, justifica a empresa italiana num comunicado divulgado através da Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola.
A Ercros produz e vende produtos químicos e farmacêuticos, empregando 1.350 pessoas. Em 2023, atingiu uma faturação de cerca de 750 milhões de euros e lucros de 27,5 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ercros dispara 12% em bolsa. Preço das ações já ultrapassa oferta portuguesa e italiana
{{ noCommentsLabel }}