Hoje nas notícias: Passos Coelho, multibanco e desigualdade na reforma

  • ECO
  • 8 Julho 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O processo em que são investigadas escutas entre Pedro Passos Coelho e José Maria Ricciardi continua aberto. Mais de 40% das freguesias do país não tem acesso a caixa multibanco, a maior parte localizadas no interior. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.

Escutas com Passos Coelho investigadas desde 2013

O Ministério Público (MP) continua a investigar o processo que envolve escutas de Pedro Passos Coelho, então primeiro-ministro, com José Maria Ricciardi, que liderava o Banco Espírito Santo de Investimento (BESI). O inquérito está em curso há 11 anos e foi aberto por suspeitas de crime de tráfico de influência nas privatizações da EDP e da REN. A Procuradoria-Geral da República não esclarece se tem arguidos, mas, segundo o Correio da Manhã, Ricciardi e Jorge Tomé terão sido constituídos arguidos em 2013. Como os factos ocorreram em 2012, o crime já terá prescrito.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Exigências dos bancos deixam Interior sem caixas multibanco

Um estudo do Banco de Portugal, com dados de 2022, revelou que 1.276 das 3.091 freguesias do país (o que equivale a 41% do total) não têm caixa multibanco, deixando cerca de 740 mil pessoas sem acesso a este serviço. O Interior continua a ser o principal afetado, em particular os distritos de Vila Real, Bragança e Beja. Por norma, os bancos exigem contrapartidas para colocar caixas multibanco nas freguesias distantes — como o pagamento de uma renda mensal de centenas de euros e a construção de um bunker para a máquina ficar em segurança –, ao contrário do que acontece nos grandes centros urbanos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Desigualdade após idade da reforma é a mais alta da UE

Portugal é o país da União Europeia (UE) com maior grau de desigualdade de rendimentos entre as pessoas com 65 anos ou mais. Segundo mostra um relatório da Comissão Europeia, nesta faixa etária, o rendimento total dos 20% com maiores rendimentos corresponde a 5,49 vezes do auferido pelos 20% que têm menores rendimentos. O mesmo documento, que também cita uma análise da OCDE, conclui que o sistema de pensões português é dos menos progressivos entre os 27 Estados-membros

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Processo do Haitong contra o Novobanco vai ser julgado em Paris

O processo movido pelo Haitong contra o Novobanco — em que o grupo chinês pede, para já, uma indemnização de 150 milhões de euros, mas que poderá ascender a 700 milhões de euros — vai ser julgado por um tribunal arbitral com as regras da Chambre du Commerce de Paris. A escolha deste foro prende-se, por um lado, ao distanciamento da Justiça portuguesa para obter imparcialidade e, ao mesmo tempo, rapidez no desfecho. Espera-se que a decisão final do processo esteja concluído seja conhecida no prazo de um a dois anos.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Quatro milhões de pessoas terá seguro de saúde no final deste ano

O presidente da Associação Portuguesa de Seguradores defende que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é “insubstituível” e que os seguros de saúde devem ser entendidos como um complemento. Segundo José Galamba de Oliveira, a expectativa é que, no final deste ano, quatro milhões de pessoas tenham seguros privados em Portugal, se se mantiver nos próximos meses o ritmo de crescimento registado nos primeiros quatro meses de 2024.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Passos Coelho, multibanco e desigualdade na reforma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião