Colep passa a controlar fabricante espanhola de embalagens de alumínio
Dois anos após comprar uma participação de 40% na ALM, entrando no mercado dos aerossóis de alumínio, o grupo de Vale de Cambra concretiza a aquisição dos restantes 60% à família Massanet.
A portuguesa Colep Packaging vai passar a controlar a ALM Envases, produtora espanhola de aerossóis de alumínio. Dois anos após comprar uma participação de 40%, que lhe permitiu entrar neste segmento de mercado, a empresa de Vale de Cambra concretiza agora a aquisição dos restantes 60%.
O acordo com a família Massanet, que geria a empresa localizada na região de Barcelona desde que foi fundada em 1986, foi assinado na quarta-feira. Sem revelar o valor do negócio, a subsidiária do grupo RAR, que emprega cerca de 630 pessoas em Portugal, Espanha, Polónia e México, espera que a ALM atinja vendas superiores a 16 milhões de euros no final deste ano.
Esta operação, em conjunto com a recente entrada no México, reafirma a nossa visão relativamente ao segmento de aerossóis e integra-se na estratégia de crescimento da empresa.
Como o ECO adiantou, concretizada a aquisição a 100%, a Colep Packaging vai avançar agora com um investimento superior a 15 milhões de euros para renovar as infraestruturas e duplicar até 2026 a capacidade de produção de aerossóis de alumínio nesta unidade industrial na Catalunha, que fornece às indústrias alimentar, de bebidas, cosmética, cuidados pessoais e cuidados domésticos.
“Temos a perspetiva de fazer crescer este negócio que, quando comprámos, faturava 10 milhões de euros e tinha 45 trabalhadores. Tinha uma dimensão reduzida, mas permitiu-nos entrar num nicho de mercado e com uma tecnologia [impressão digital] que traz uma proposta de valor diferente ao mercado”, salientou Paulo Sousa, CEO da Colep Packaging.
Com esta alteração acionista, David Massanet deixará de ocupar o cargo de presidente executivo da empresa espanhola. Fonte oficial da Colep Packaging esclarece ao ECO que “nesta fase de transição haverá uma equipa de gestão local interina e, em breve, será recrutado um plant manager, à semelhança do que acontece nas outras fábricas” do grupo.
Esta aposta na ALM faz parte de um pacote de investimentos industriais a rondar os 50 milhões de euros que a multinacional fundada há quase 60 anos pelo histórico empresário Ilídio Pinho tem em carteira, que inclui também a construção de uma fábrica no México (Querétaro) e a expansão e modernização das restantes unidades industriais em Portugal (Vale de Cambra), Espanha (Navarra) e Polónia (Kleszczów).
O CEO da Colep Packaging salienta que esta segunda operação no país vizinho, em conjunto com a recente entrada no México em parceria com o argentino Envases Group, “reafirma a visão” da empresa relativamente ao segmento de aerossóis, um mercado que nos últimos dois anos registou um crescimento global anual superior a 6%, alcançando 10 mil milhões de unidades produzidas por ano.
Por outro lado, acrescenta Paulo Sousa, 48 anos, “integra-se na estratégia de crescimento da empresa”, que passou ainda pelas mãos de um fundo de George Soros e do BES antes de ser comprada pelo grupo RAR no início do século. No ano passado, a Colep Packaging viu as vendas caírem para 128 milhões de euros (-14% em termos homólogos) e registou um EBITDA de 25 milhões de euros.
Criada em 1965 como resultado da emancipação empresarial do comendador Ilídio Pinho face à família, a Colep (abreviatura de Costa Leite e Pinho) começou por fabricar embalagens metálicas para bolachas – o primeiro cliente foi a antiga fábrica da Triunfo, de Coimbra – e evoluiu depois também para o enchimento dos produtos.
Foi no verão de 2021 que a holding liderada por Nuno Macedo Silva e que inclui outros negócios, que vão desde o açúcar às saladas (Vitacress), concretizou a cisão das duas unidades de negócio. Na sequência dessa operação, a antiga Colep Portugal passou a designar-se Colep Consumer Products – nos últimos anos fechou duas fábricas na Alemanha e abandonou a produção no Brasil –, enquanto esta área de embalagens assumiu a designação Colep Packaging.
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