Hoje nas notícias: Privatização, impostos e turistas americanos

  • ECO
  • 15 Julho 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A privatização da Medway, antiga CP Carga, está perto de ser concluída, com a venda aos trabalhadores dos 5% que o Estado ainda detém da empresa. Desde 2016, triplicaram as dívidas que o Fisco não consegue recuperar, sendo a maioria de empresas que faliram na altura da troika. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.

Governo fecha este ano privatização que PSD e CDS abriram há nove anos

A privatização mais demorada de sempre no universo empresarial em Portugal está perto do fim. Segundo fonte oficial do Ministério das Infraestruturas, “estão a ser ultimadas as minutas contratuais com as entidades que irão organizar a operação” de venda dos 5% de capital que o Estado ainda detém na antiga CP Carga, que atualmente se chama Medway. A privatização da empresa foi decidida em 2015 pelo então Governo do PSD e CDS, mas só se concretizou com o primeiro Governo de António Costa. A alienação dos restantes 5% deverá ser concretizada no segundo semestre, através de uma oferta pública de venda (OPV) destinada aos trabalhadores da Medway.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Falências do tempo da troika fazem disparar impostos incobráveis

O montante que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu em impostos nunca foi tão alto, tendo triplicado desde 2016, para 9,4 mil milhões de euros em 2023. No entanto, este aumento deve-se ao dinheiro de impostos que ficou por pagar ao Estado pelas empresas que faliram no tempo da troika (2011-2014), cujo passivo fiscal só agora está a ser declarado incobrável. O Tribunal de Contas já alertou para o “risco” que a escalada da dívida incobrável acarreta “para a sustentabilidade das finanças públicas”.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Portugal lidera crescimento de turistas norte-americanos

Os norte-americanos têm impulsionado o turismo na Europa, mas Portugal é o mercado que registou o maior crescimento do número destes turistas. Entre janeiro e maio deste ano, o número de chegadas de turistas norte-americanos a Portugal cresceu 112%, enquanto as dormidas subiram 103%, em ambos os casos mais do dobro face ao registado no mesmo período de 2019, segundo a European Commission Travel.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Portugal é campeão europeu (do potencial em bolsa)

Dos países cujas seleções competiram no Campeonato Europeu de futebol masculino, Portugal é o líder do potencial de valorização em bolsa. De acordo com uma análise da Bloomberg com base no preço-alvo médio definido pelos analistas que seguem as ações das várias cotadas, o índice de referência nacional deve somar 24% e ultrapassar os 8.400 pontos nos próximos 12 meses. Este otimismo dever-se-á ao facto de o PSI apresentar, desde o início do ano, um dos desempenhos mais baixos entre a generalidade dos congéneres europeus, apresentando uma subida de 6,5%, apenas atrás do francês CAC 40.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Marcelo recupera, mas continua no vermelho e perde na confiança para Montenegro

A sondagem de julho da Aximage para JN, DN e TSF revela uma melhoria da avaliação do Presidente da República, mas ainda assim continua abaixo da linha de água, com 37% de opiniões positivas e 53% de negativas. Ao mesmo tempo, sobem os níveis de confiança dos portugueses no primeiro-ministro, que já supera os de Marcelo Rebelo de Sousa: 33% dos portugueses confiam mais em Luís Montenegro do que no Chefe de Estado (27%).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Privatização, impostos e turistas americanos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião