5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Maio foi divino para a economia portuguesa? O INE responde esta quarta-feria a essa questão com a Síntese Económica de Conjuntura em que prevê a evolução da economia no mês da visita do Papa.

Lá fora, o Governo de May tenta obter aprovação dos deputados britânicos, enquanto a na China se celebra a inclusão das ações do país nos índices globais da MSCI, após três negas consecutivas. Por cá há indicadores macroeconómicos a ter em atenção, isto num dia que fica marcado por um novo leilão de dívida de curto prazo. É um regresso aos mercados com bilhetes do Tesouro depois da revisão em alta do outlook ao rating de Portugal por parte da Fitch.

Rainha Isabel II lê programa de Governo de May

Depois das eleições antecipadas terem retirado a maioria aos conservadores, Theresa May vai ao Parlamento receber a aprovação dos deputados. A primeira-ministra britânica deverá contar com o apoio do Partido Unionista Democrático, ainda que continuem as negociações para um acordo de longo prazo. A Rainha Isabel II vai ler o programa de Governo na abertura da nova sessão parlamentar em Londres.

Qual o pulso da economia no mês em que Portugal recebeu o Papa?

Nos dias 12 (tolerância de ponto) e 13 de maio o país parou para receber o Papa Francisco. A visita a Fátima teve repercussão em todo lado, tendo sido provavelmente um ponto de viragem no turismo religioso do país. Esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística vai revelar a Síntese Económica de Conjuntura relativamente a maio. Nesse destaque o INE revela os indicadores da atividade económica e do clima económico.

IGCP realiza leilão depois da Fitch melhorar perspetiva

Portugal regressa ao mercado esta quarta-feira para emitir dívida de curto prazo. O Tesouro prevê colocar até 1.250 milhões de euros, através de dois leilões de bilhetes do Tesouro (BT). Em causa está um leilão com um prazo de três meses e outro a 11 meses. A decisão da Fitch de melhorar a perspetiva de “estável” para “positiva” deu um alívio aos juros da dívida portuguesa, colocando a taxa a dez anos em mínimos de mais de um ano.

Como está o saldo comercial de bens e serviços?

O Banco de Portugal responde a esta pergunta esta quarta-feira com a divulgação dos dados sobre a balança de bens e serviços. Durante o primeiro trimestre, o excedente português contraiu 54 milhões de euros, dado que o défice comercial de bens aumentou e o saldo positivo dos serviços não aumentou o suficiente para compensar. O banco central português divulga ainda as balanças corrente e de capital, assim como o boletim económico de junho.

China em festa. Olá MSCI

Três tentativas depois, a China finalmente conseguiu. As ações chinesas vão, finalmente, passar a estar presentes nos índices globais da MSCI. Pequim andou, nos últimos anos, a aliviar as restrições ao investimento nos mercados acionistas chineses. Facilitou a compra de ações e a circulação de capital estrangeiro, levantando também os constrangimentos aos fundos de investimento estrangeiros. Medidas que agora foram reconhecidas com a inclusão dos títulos no cabaz global, o que deverá dar um novo fôlego aos mercados acionistas da segunda maior economia do mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião