Jerónimo Martins “encolhe” 2,2 mil milhões na bolsa durante a manhã
As ações da Jerónimo Martins caem mais de 18% após divulgar os resultados semestrais. A empresa tem tido um ano negativo na bolsa: já acumula perdas de 24% desde janeiro.
As ações da empresa que detém o Pingo Doce estão em forte queda esta quinta-feira, depois de ter apresentado uma quebra nos lucros do primeiro semestre. Pouco antes das 11 horas, os títulos estavam a afundar 18,23% para 15,96 euros, caminhando para o pior dia desde novembro de 2021, de acordo com a Reuters. Um desempenho que está a tirar mais 2,2 mil milhões de euros ao valor da Jerónimo Martins na bolsa: passou a valer 10 mil milhões.
Este desempenho negativo deve-se, sobretudo, à diminuição homóloga da margem EBITDA da Jerónimo Martins em 54 pontos base, de 6,9% para 6,4%, “acusando a pressão do investimento em preço e da desalavancagem operacional”. Segundo o grupo retalhista, esta pressão pode ser maior no segundo semestre.
Na quarta-feira, a Jerónimo Martins revelou que fechou o primeiro semestre deste ano com lucros de 253 milhões de euros, menos 29% do que nos primeiros seis meses de 2023, apesar do crescimento de 12,3% nas vendas, para 16,3 mil milhões de euros.
A quebra nos resultados semestrais é justificada pela incorporação da dotação inicial de 40 milhões de euros da recém-criada Fundação Jerónimo Martins e pela subida dos custos financeiros face ao período homólogo, que, combinada com uma rápida queda dos preços alimentares, colocou “forte pressão sobre as margens” da companhia.
Cotação das ações da Jerónimo Martins em Lisboa:
Citado pela Reuters, o banco norte-americano J.P. Morgan afirma que as perspetivas da Jerónimo Martins para o semestre atual devem ser cautelosas e que as ações poderão ter um desempenho inferior, à medida que os investidores as forem incorporando.
A forte queda dos títulos da retalhista nacional está a atirar o principal índice da bolsa nacional para uma queda de mais de 2,5% após a abertura da sessão desta quinta-feira, a cotar nos 6.710,35 pontos.
(Notícia atualizada pela última vez às 13h35 com valores da capitalização bolsista da Jerónimo Martins)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Jerónimo Martins “encolhe” 2,2 mil milhões na bolsa durante a manhã
{{ noCommentsLabel }}