Solução da REN para carregar carros elétricos acelera fora da Península Ibérica
A solução desenvolvida pela REN, e que a Siemens vai implementar fora da Península Ibérica, possibilita o carregamento de veículos elétricos diretamente a partir da rede de transporte de energia.
A REN – Redes Energéticas Nacionais (REN), gestor e operador das redes nacionais de transporte de eletricidade e gás natural em Portugal, assinou um acordo com a Siemens Energia para que a tecnológica leve a solução de carregamento de veículos elétricos Speed-E, da autoria da REN, para fora da Península Ibérica. A Siemens deverá, neste sentido, implementá-la e comercializá-la noutros países.
Esta segunda-feira, ambas as empresas assinaram um acordo para o licenciamento internacional da Speed-E, desenvolvida e patenteada pela REN, e que possibilita o carregamento de veículos elétricos diretamente a partir da rede de transporte de energia elétrica, isto é, das linhas de muito alta tensão.
O acordo estabelecido entre a REN e a Siemens Energia, divulgado através de um comunicado, tem a duração de cinco anos e permite que esta última detenha os direitos exclusivos para comercialização e implementação da solução Speed-E em projetos a nível mundial, com exceção da Península Ibérica, onde a REN mantém a exclusividade do licenciamento da solução tecnológica a parceiros que se responsabilizem pela sua operação.
A ligação direta à rede de transporte permite estender a oferta de infraestrutura de carregamento aos locais onde a rede de transporte está presente, o que, só em Portugal, corresponde a 9.000 quilómetros. Para João Faria Conceição, o executivo responsável pelas operações da REN (COO, na sigla em inglês): “esta parceria representa um passo importante para a implementação de projetos de carregamento elétrico utilizando a nossa solução Speed-E”.
“Ao conectar a rede energética existente com veículos elétricos, estamos a dar um grande impulso à descarbonização da mobilidade”, considera, por seu lado, a vice-presidente de Tecnologias de Serviços de Rede da Siemens Energia, Milena Ramos Subires.
Esta parceria é firmada depois de, no início do ano, a REN assinou um memorando de entendimento com a Atlante, multinacional italiana dedicada ao desenvolvimento, construção e operação de estações de carregamento rápido e ultrarrápido de veículos elétricos, para o desenvolvimento de cinco projetos em Portugal, utilizando a mesma solução.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Solução da REN para carregar carros elétricos acelera fora da Península Ibérica
{{ noCommentsLabel }}