EDP Renováveis vende portefólio eólico e solar na Polónia por 300 milhões de euros
Portefólio inclui 240 MWdc de dois projetos solares comissionados em 2023, 26 MW de um projeto eólico em operação e comissionado em 2022 e 40 MWdc de um projeto solar que será comissionado este ano.
A EDP informou esta sexta-feira ter concluído, através da EDP Renováveis, um acordo de venda de um portfólio eólico e solar de 240 megawatts (MW) localizado na Polónia, num valor estimado de 300 milhões de euros, segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No comunicado, a empresa anuncia o acordo de compra e venda da EDP Renováveis com a Orlen Wind 3, uma companhia detida pela Orlen, para a venda de um portefólio eólico e solar de 240 MW localizado na Polónia “por um Enterprise Value estimado de 1,15 mil milhões de zlotis polacos (cerca de 0,3 mil milhões de euros)”.
“O portefólio inclui 184 MWac (240 MWdc) de dois projetos solares comissionados em 2023, 26 MW de um projeto eólico em operação e comissionado em 2022, e 30 MWac (40 MWdc) de um projeto solar que será comissionado em 2024“, detalhou a empresa.
A transação anunciada surge no contexto do programa de cerca de sete mil milhões de euros “de rotação de ativos para 2024-2026 apresentado na revisão do Plano de Negócios de maio de 2024, permitindo à EDP acelerar a criação de valor enquanto recicla capital para reinvestir em crescimento rentável”.
Em outubro do ano passado, a EDPR tinha anunciado a venda de portfólio renovável por um valor de mercado de 490 milhões de euros, na sequência de um acordo com a Orlen Wind 3, anunciado em julho.
Em causa estava “a venda de um portfólio localizado na Polónia de 142 MW de três projetos eólicos em operação, comissionados em 2021-2022, e de até 159 MW de projetos solares híbridos em desenvolvimento, por um enterprise value [valor de mercado] de 2,20 mil milhões de zlotis polacos (0,49 mil milhões de euros)”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Renováveis vende portefólio eólico e solar na Polónia por 300 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}