Inflação na OCDE desacelera para 5,6% em junho

Taxa de inflação na média da OCDE situou-se em junho no nível mais baixo desde outubro de 2021, tendo desacelerado em 24 dos 38 países da organização.

A taxa de inflação na OCDE, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), desacelerou em junho para 5,6%, face aos 5,9% em maio registados em maio, de acordo com dados da instituição divulgados esta segunda-feira.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) destaca que este é o nível mais baixo desde outubro de 2021, embora já se tenha aproximado várias de uma taxa semelhante desde o início deste ano (5,7%).

Fonte: OCDE

A inflação desacelerou em 24 dos 38 países da OCDE e situou-se abaixo de 2% em nove países em junho, contra seis em maio. Em contrapartida, a inflação manteve-se acima de 5% na Colômbia e na Islândia e acima de 70% em Turquia.

Na zona euro, a inflação homóloga medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) manteve-se globalmente estável em 2,5% em junho, o que compara com 2,6% em maio. Com base no IHPC, três países da zona euro (Lituânia, Itália e Finlândia) registaram uma inflação igual ou inferior a 1%, enquanto se situou em 3% ou superior em cinco outros Bélgica, Espanha, Países Baixos, Áustria e Portugal.

A inflação nos produtos energéticos da OCDE também desacelerou para 2,3% em junho, face a 2,5% em maio, com quedas em 24 países, continuando-se a registar diferenças significativas entre os países da OCDE. Já a inflação subjacente da OCDE (que desconta os produtos energéticos e alimentares) situou-se abaixo de 6% pela primeira vez desde março de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na OCDE desacelera para 5,6% em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião