Segunda maior gestora de autoestradas em Portugal compra posição no aeroporto de Heathrow

O grupo francês Ardian, que detém a Ascendi e a Frulact em Portugal, vai comprar juntamente com o fundo do Qatar 37,6% do principal aeroporto londrino.

Os franceses da Ardian, que em 2017 passaram a ser a segunda maior gestora de autoestradas em Portugal após passarem a controlar o grupo Ascendi, e que em 2020 compraram a Frulact, receberam luz verde da Comissão Europeia para comprarem, juntamente com o fundo do Qatar, 37,6% do aeroporto de Heathrow.

A Comissão Europeia aprovou “a aquisição do controlo conjunto da FGP Topco Limited do Reino Unido, pela Ardian France S.A. de França e pela Qatar Holding LLC do Qatar. A FGP Topco Limited possui e administra o Aeroporto de Heathrow no Reino Unido”, adianta Bruxelas em comunicado.

As autoridades europeias consideraram que a transação não levanta preocupações de concorrência, dado o impacto limitado na área económica europeia.

A Ardian está em Portugal através de posições nas autoestradas, onde controla a Ascendi, tendo ainda estado na corrida à compra da Brisa. Já em 2020, comprou a abricante de ingredientes naturais para a indústria alimentar e de bebidas Frulact.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segunda maior gestora de autoestradas em Portugal compra posição no aeroporto de Heathrow

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião