Desempregados inscritos no centro de emprego em mínimos de mais de oito anos
O número de desempregados tem vindo a cair há 44 meses. Em maio, o Instituto do Emprego e Formação Profissional registava cerca de 432 mil desempregados inscritos.
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego voltou a recuar em maio, desta vez para 432.274. É o valor mais baixo em quase oito anos e meio: dezembro de 2008 marcou um registo inferior, com cerca de 416 mil inscritos.
O número de desempregados registados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem vindo a cair, em termos homólogos, há 44 meses. Em maio, a descida foi de 19,2%. Em comparação mensal, também se verifica uma quebra, de 4,1%, avançam os dados divulgados esta quarta-feira.
Número de desempregados inscritos nos centros de emprego
Fonte: IEFP
Olhando concretamente para o número de pessoas que se inscreveram no centro de emprego apenas no mês de maio, já se verifica um aumento em termos mensais (15,6%), embora mantendo-se a tendência de descida em termos homólogos (-12,9%). Os dados das inscrições ao longo do mês, mais voláteis, indicam que deram entrada 43.573 desempregados no IEFP no mês passado.
O IEFP não acolhe apenas desempregados. Também há empregados que recorrem aos serviços para mudar de emprego (59.159 no final de maio), pessoas consideradas temporariamente indisponíveis por situação de doença (23.061) e ainda ocupados.
São considerados ocupados todos aqueles que estão integrados em programas de formação profissional e emprego (exceto os que visem a integração direta no mercado de trabalho). Em maio, o número de ocupados aumentou 9,7% face ao mesmo período de 2016, ainda que tenha caído 1,7% comparando com abril. Em causa estavam 103.496 pessoas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desempregados inscritos no centro de emprego em mínimos de mais de oito anos
{{ noCommentsLabel }}