Filhos de nº dois do BES tentam desbloquear fundos congelados
Amílcar Morais Pires doou 8,9 milhões de euros aos filhos já depois da queda do BES. Fundos foram arrestados e agora os dois filhos do braço direito de Salgado tentam libertar esses fundos.
Os dois filhos de Amílcar Morais Pires estão a tentar descongelar 8,9 milhões de euros de fundos doados pelo pai já depois da falência do BES, em agosto de 2014, revela o jornal Público (acesso pago). O juiz Carlos Alexandre mandou congelar aqueles fundos em março de 2019, no âmbito do processo principal do BES e agora está pendente no Tribunal da Relação de Lisboa um recurso par libertar os 8,9 milhões de euros.
Segundo as informações apuradas pelo Público, o arresto daqueles fundos resultou das informações obtidas pela Autoridade Tributária junto das autoridades suíças e percebeu que o antigo administrador financeiro do BES e número dois de Salgado tinha realizado um conjunto de transferências das suas contas para contas correntes, também na Suíça, em nome dos dois filhos. Foram transferências entre setembro de 2014 e maio de 2015.
Primeiro, Carlos Alexandre considerou que teria havido uma tentativa de dissipação de património por parte de Morais Pires. Depois, em junho de 2020, o Ministério Público autonomizou o caso das transferências, considerando que poderiam constituir crime, os filhos foram constituídos arguidos, mas o processo viria depois a ser arquivado. E agora, após várias intervenções judiciais, desde logo a consideração de que o arresto deveria manter-se afeto ao processo principal do BEs, os dois filhos pedem a libertação daqueles fundos
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Filhos de nº dois do BES tentam desbloquear fundos congelados
{{ noCommentsLabel }}