140 candidatos mergulham na “piscina” da escola 42 Lisboa
42 Lisboa acabou de mudar de instalações e está agora a promover o seu primeiro "bootcamp" intensivo, que vai envolver 140 candidatos. Escola de programação é gratuita e não exige formação prévia.
Há 140 candidatos prestes a mergulhar na “piscina” da escola 42 Lisboa, um bootcamp intensivo que serve de última etapa de seleção para se juntarem a esta escola de programação na qual não há professores, conforme explicou ao ECO o diretor, Pedro Santa Clara.
As candidaturas à escola 42 (em Lisboa ou no Porto) estão abertas o ano inteiro, sendo a seleção composta por três passos: dois testes online e uma “piscina” que acontece periodicamente, isto é, um bootcamp de 26 dias intensivos no qual os candidatos aprendem as “bases da programação” e descobrem o método peer-to-peer — em vez de professores, esta escola aposta na aprendizagem feita entre pares.
Desta vez, há 140 candidatos prestes a mergulhar nessa que será a “primeira piscina deste verão na 42 Lisboa e nas suas novas instalações na Factory Lisbon do Beato Innovation District“, realça a escola, numa nota enviada esta segunda-feira às redações.
“Os candidatos representam 15 nacionalidades diferentes, estando os portugueses em maioria. Entre os que têm ensino secundário e os que concluíram uma licenciatura, 70% têm em comum pouca ou nenhuma experiência em programação“, detalha a 42. A idade média destes candidatos é de 26 anos, sendo que o candidato mais jovem tem 17 anos e o mais velho tem 47 anos.
Importa explicar que a escola 42 (que é gratuita) não exige qualquer formação prévia ou experiência em programação, daí que os perfis dos candidatos sejam muito variados. Por exemplo, entre os 140 que vão mergulhar agora na “piscina”, há, nomeadamente, profissionais da área farmacêutica, músicos, professores, jardineiros e personal trainers.
A escola 42 chegou a Portugal em julho de 2020 e, desde então, já recebeu mais de 55 mil candidaturas. Das 17 piscinas realizadas em Lisboa e 11 no Porto, saíram 1.500 alunos. Sem apoios públicos, esta escola conta com o suporte de diversos mecenas, da Meo à Fundação Galp.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
140 candidatos mergulham na “piscina” da escola 42 Lisboa
{{ noCommentsLabel }}