Bancários reformados também vão receber “bónus” em outubro

O Ministério do Trabalho confirmou esta terça-feira que os bancários reformados também vão receber o "bónus" em outubro, que varia entre 100 e 200 euros. Sindicatos da UGT tinham apelado a isso.

Os bancários reformados também vão ter direito ao suplemento anunciado pelo primeiro-ministro para os portugueses que têm reformas mais baixas. Os sindicatos da UGT tinham apelado a isso esta tarde e, entretanto, o Ministério do Trabalho confirmou-o. Em causa está uma medida que corresponderá a uma transferência de 100 a 200 euros para os reformados, e custará 422 milhões de euros aos cofres públicos.

“Todos os reformados do setor bancário serão abrangidos pelo suplemento”, garantiu o gabinete de Maria do Rosário Palma Ramalho, em resposta ao ECO.

Poucas horas antes, os sindicatos da UGT tinham deixado um apelo nesse sentido, depois da “má memória” de 2022. “Os pensionistas com reformas mais baixas vão receber um suplemento extra no mês de outubro. O MAIS [Sindicato do setor financeiro], SBN [Sindicato dos trabalhadores do setor financeiro de Portugal] e SBC [Sinidicato nacional dos trabalhadores da banca, seguros e tecnologias] efetuaram já diligências junto do Governo para que os reformados do setor bancário sejam tratados da mesma forma que todos os outros”, informaram numa nota enviada às redações.

Em outubro de 2022 também o Governo de António Costa avançou com um suplemento para os pensionistas e, nessa altura, os reformados da banca ficaram de fora, já que têm um regime próprio de proteção social em vez de descontarem para a Segurança Social.

Contudo, os sindicatos não desistiram, já que se tratava de uma medida financiada pelo Orçamento do Estado, e não pela Segurança Social. Em janeiro de 2023, acabou por ser assinado um acordo entre o Governo e o setor bancário para que também estes pensionistas tivessem direito ao “bónus”.

Desta vez, e segundo explicou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, os portugueses com pensões (brutas)s até 509,26 euros (o equivalente ao Indexante dos Apoios Sociais) receberão um “brinde” de 200 euros.

Para quem recebe reformas entre 509,26 euros e 1.018,52 euros, o suplemento será de 150 euros. E as pensões entre 1.018,62 euros e 1.527,78 euros terão direito a um “cheque” de 100 euros.

Conforme avançou o ECO esta manhã, os reformados da Segurança Social (a maioria dos beneficiários desta medida) vão receber este “brinde” a 8 de outubro. Já os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações podem contar com ele a 18 de outubro.

Atualizada às 18h03

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancários reformados também vão receber “bónus” em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião