Administradores não executivos dedicam 20% do seu tempo de trabalho ao banco
Os administradores executivos dedicam pouco mais de 10 horas por semana ao desempenho dos seus cargos, cerca de 20% da totalidade do seu tempo de trabalho semanal.
Os administradores não executivos dos bancos em Portugal dedicam em média pouco mais de 10 horas por semana e 52 dias por ano ao desempenho dos seus cargos, concluiu o Banco de Portugal.
Isto corresponde a cerca de 20% do tempo de dedicação ao exercício de todas as atividades laborais que têm e que se traduz em 245 dias por ano e 50 horas por semana de trabalho, segundo o estudo “Análise da disponibilidade dos membros não executivos” que o supervisor acabou de publicar.
Cabe aos administradores não executivos sobretudo vigiar e fiscalizar a atuação dos administradores executivos e contribuir com conhecimento e experiência para o desenvolvimento da atividade do banco.
Ao contrário dos administradores com funções executivas, a quem compete a gestão diária do banco, é normal os administradores não executivos desenvolverem outras atividades em paralelo.
No que toca aos presidentes não executivos, as médias de horas e dias dedicadas às funções sobem para 15 horas semanais e 74 dias anuais, de acordo com o mesmo estudo que questionou 157 pessoas que exercem funções não executivas em 21 bancos em Portugal.
Não executivos dos grandes bancos dedicam mais tempo
Nos grandes bancos (com importância sistémica e que são supervisionados pelo Banco Central Europeu), tanto o presidente do conselho de administração como os administradores não executivos dedicam mais tempo às funções em causa do que na generalidade das instituições financeiras.
No caso de um chairman, em média dedica 103 dias por ano ao exercício do cargo, 40% mais do que a média do setor. Entre os vogais não executivos a média é de 62,7 dias por ano, cerca de 20% mais do que a generalidade dos vogais executivos incluídos na amostra.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Administradores não executivos dedicam 20% do seu tempo de trabalho ao banco
{{ noCommentsLabel }}