Provas de aferição online? Pais dizem que medida é positiva
A Confederação Nacional das Associações de Pais concorda com a ideia de os alunos do 8.º Ano prestarem provas de aferição na internet, desde que as crianças estejam em igualdade de circunstâncias.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2017/01/alunos.jpg)
Sem problema — é esta a reação dos pais à ideia do Ministério da Educação de passar a aplicar as provas nacionais de aferição aos alunos do 8.º ano, online. Desde que todas as crianças estejam igualmente habituadas a utilizar o computador, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Jorge Ascensão, concorda com a desmaterialização das provas, disse o responsável à Lusa.
Segundo a agência de notícias, Jorge Ascensão considera a ideia “positiva” e antevê uma “evolução pacífica e sem grande perturbação”. Até porque para os pais o mais importante não são os meios, mas antes os fins a que este tipo de avaliação externa se destina: “O que nos preocupa são os fins com que olhamos a avaliação e as consequências a tirar”, disse Jorge Ascensão.
A única ressalva que o responsável fez foi a necessidade de garantir que as crianças estão “em igualdade de circunstâncias”, ou seja, que estão habituadas a utilizar esta forma de avaliação. “Se assim for, não haverá qualquer problema com isso,” garantiu, à Lusa.
A realização de provas de aferição online é apenas uma das mais de 200 medidas do Simplex + 2017, que o Governo vai divulgar esta tarde. Conforme adiantou o ECO, o objetivo é acelerar os tempos de classificação, permitir poupanças nos custos de realização das provas e de armazenagem e monitorizar os professores classificadores em tempo real. A desmaterialização das provas permitirá ainda introduzir outro tipo de questões, como por exemplo, as interativas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Provas de aferição online? Pais dizem que medida é positiva
{{ noCommentsLabel }}