Passa recibos verdes? AT muda site e cria três novas funcionalidades

Serviços sujeitos a diferentes taxas de IVA na mesma fatura, uma base de dados de clientes e fichas de produtos. Emissão de faturas mudou para ser mais simples mas pode "haver dificuldades no início".

Se é trabalhador independente, não estranhe se o portal de faturação da Autoridade Tributária lhe parecer diferente daquilo a que está habituado. A emissão de faturas foi reformulada, de modo a estarem disponíveis novas funcionalidades a partir desta semana. Por exemplo, passa a ser possível faturar no mesmo documento serviços sujeitos a diferentes taxas de IVA.

O objetivo foi ter um sistema um bocadinho mais desenvolvido, mas também mais simples. Por exemplo, no alojamento local, as faturas do alojamento em si estão sujeitas a IVA, mas a taxa turística não. O recibo verde não permitia colocar na mesma fatura essas duas componentes. Agora é possível“, explica Jorge Carrapiço, consultor da Ordem dos Contabilistas Certificados, em declarações ao ECO.

Além dessa funcionalidade, passa também a estar disponível uma ferramenta que permite ao trabalhador independente criar uma ficha de cliente. “Se emite faturas regularmente para o mesmo cliente, e para facilitar o processo de emissão, pode criar a ficha de cliente“, lê-se numa apresentação da Autoridade Tributária, a que o ECO teve acesso.

Nesse caso, depois de clicar em faturas e recibos na página inicial do portal do Fisco, terá de selecionar a opção “clientes”. Aí terá de indicar o NIF do cliente, o seu nome e a morada.

No mesmo sentido, passa a ser possível criar fichas de produtos e serviços, caso emita regularmente faturas com os mesmos produtos ou serviços. Nesse caso, em vez de selecionar a opção “clientes”, tem de escolher “produtos, serviços e outros”. De seguida, há que indicar a referência do produto ou serviço, bem como a sua descrição.

Jorge Carrapiço dá exemplos práticos de como estas funcionalidades podem simplificar a vida aos contribuintes. Quem trabalha num consultório dentário, pode ter fichas de clientes no portal da Autoridade Tributária, facilitando a emissão de faturas. E um advogado, que receba todos os meses uma avença, pode criar uma ficha, que lhe permite emitir a fatura e recibos em poucos cliques.

“O objetivo foi simplificar. É natural que existam algumas dificuldades no início, mas não me parece que seja tão complexo quanto isto. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. É bastante intuitivo”, sublinha o consultor da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Passa recibos verdes? AT muda site e cria três novas funcionalidades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião