BEI concede empréstimo verde de 166 milhões à BNZ, que tem projetos fotovoltaicos em Portugal

O empréstimo financiará 17 projetos fotovoltaicos da BNZ espalhados por Portugal, Espanha e Itália, que vão fornecer energia limpa equivalente ao consumo anual de mais de 390 mil famílias.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo verde de 166 milhões de euros à empresa BNZ, que servirão para apoiar o desenvolvimento de 17 projetos fotovoltaicos em Espanha, Itália e Portugal.

Os 17 projetos que são agora apoiados vão fornecer energia limpa equivalente ao consumo anual de mais de 390 mil famílias, e serão instalados em zonas de coesão, nas quais o rendimento está abaixo da média europeia, informa ainda a nota enviada à imprensa pela instituição bancária.

“O projeto vai impulsionar a oferta de energia e a segurança energética, ao mesmo tempo que contribui para a autonomia da Europa ao reduzir a dependência das importações de combustíveis fósseis”, comenta o diretor do BEI de Project Finance, Alessandro Izzo. Por seu lado, o CEO da BNZ, Luís Selva, afirma que este financiamento “demonstra a solidez do nosso negócio“, ao mesmo tempo que abre portas para a empresa “explorar a diversidade tecnógica e geográfica”.

Esta é a primeira fatia de um empréstimo total de 500 milhões de euros, aprovado pelo BEI, para financiar o lançamento de 1,7 gigawatts (GW) de capacidade no sul da Europa, até ao final de 2026. Este financiamento insere-se no InvestEU, um programa para mobilizar mais de 372 mil milhões de euros de investimento adicional de fundos do setor público e privado, com o objetivo de apoiar os objetivos para o período entre 2021 a 2027.

Tal como o ECO/Capital Verde avançou recentemente, a BNZ iniciou em setembro a construção do primeiro de nove projetos fotovoltaicos que pretende instalar no país. Os outros dois projetos mais avançados deverão entrar na fase de construção nos primeiros seis meses do próximo ano. Tecnologias de armazenamento e energia eólica também estão na calha.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BEI concede empréstimo verde de 166 milhões à BNZ, que tem projetos fotovoltaicos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião