Portugal e 19 dos países da UE pedem estratégia para mercado único “concreta e ambiciosa”
"A UE tem de possibilitar um ambiente regulatório transparente e facilitador”, defendem os países, entre os quais Portugal.
Portugal e mais 19 países da União Europeia apelaram esta sexta-feira para que a Comissão Europeia desenvolva uma estratégia “concreta e ambiciosa” para o mercado único, que inclua “ferramentas digitais específicas” para apoiar empresas.
De acordo com um documento divulgado pela representação permanente do Luxemburgo junto da União Europeia (UE), 20 dos 27 Estados-membros do bloco comunitário demonstraram-se disponíveis para dialogar esta estratégia com a Comissão Europeia e deixaram algumas recomendações, nomeadamente no que diz respeito à digitalização.
Sendo uma inevitabilidade, estes Estados-membros pediram que a estratégia para o mercado único referencie “ferramentas digitais específicas para apoiar empresas” que sejam também de fácil utilização. “Para melhorar o mercado único, deveríamos centrar-nos na qualidade, consistência e implementação, em vez da quantidade de regras. A UE tem de possibilitar um ambiente regulatório transparente e facilitador”, opinaram.
No documento, os Estados-membros signatários exortaram para a utilização de todos os instrumentos disponíveis, “formais e informais, para assegurar que as regras do mercado único são simples, previsíveis, unificadas e que são aplicadas diligentemente”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal e 19 dos países da UE pedem estratégia para mercado único “concreta e ambiciosa”
{{ noCommentsLabel }}