INE revê em alta crescimento da economia para 1,6% no segundo trimestre

PIB avançou 1,6% em termos homólogos e 0,2% em cadeia no segundo trimestre. Afinal, crescimento da economia foi de 2,5% em 2023. Revisão resulta de nova base estatística.

A economia portuguesa terá crescido 1,6% em termos homólogos no segundo trimestre deste ano e 0,2% na comparação em cadeia, revelou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu em alta a estimativa anterior.

A revisão resulta de alterações na base de dados das contas nacionais. O organismo de estatística informou ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) afinal cresceu 2,5% em 2023, ao invés de 2,3%.

Na estimativa avançada em 30 de abril, o INE apontava para uma expansão do PIB de 1,5% no segundo trimestre face a igual período do ano passado, o que compara com a taxa de 1,4% no trimestre anterior, e de 0,1% face ao primeiro trimestre deste ano, que compara com 0,6% no trimestre anterior. A atualização divulgada esta segunda-feira coloca, contudo, a economia a crescer mais uma décima em ambos os casos.

As alterações na base estatística também levaram a revisões em alta do crescimento do PIB de 6,8% para 7% em 2022 e de 2,3% para 2,5% em 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INE revê em alta crescimento da economia para 1,6% no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião