Saiba como aceder aos serviços da incubadora de empresas da Caparica

Promovida pelo Instituto Português da Qualidade, a incubadora com base tecnológica quer incentivar a criação de negócios e o desenvolvimento de startups. Saiba como aceder ao Inova Quality Hub.

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) aprovou esta quarta-feira o regulamento do Inova Quality Hub, a incubadora de empresas localizada na Caparica, que tem como objetivo incentivar a criação de negócios inovadores e o desenvolvimento de startups.

“O Inova Quality Hub constitui-se, nesta fase, como um núcleo de apoio ao empreendedorismo especialmente nas áreas científicas e tecnológicas, permitindo que as incubadas usufruam de uma série de vantagens, sinergias e complementaridades que daí decorram”, lê-se na deliberação publicada em Diário da República.

O regulamento define as condições de acesso aos serviços de incubação e inerente utilização das instalações físicas do IPQ, nomeadamente dos espaços afetos ao Inova Quality Hub, em contexto de incubação, aceleração ou capacitação, bem como as normas gerais de funcionamento.

Saiba o que o Inova Quality Hub assegura às empresas incubadas:

  • Apoio à incubação e ao empreendedorismo;
  • Apoio nas áreas relacionadas com o negócio – desenvolvimento do modelo de negócio, financiamento, jurídico-legal, fiscalidade, contabilidade, marketing, comunicação, go-to-market, desenvolvimento de produto, gestão da qualidade, prototipagem, patentes e propriedade intelectual, sustentabilidade, digitalização, internacionalização, integração na comunidade empresarial e local, networking;
  • Acesso a redes de mentores diversificada e especializada para a qualidade – normalização e metrologia; redes de mentores para apoio ao desenvolvimento das várias áreas de negócio; redes de parceiros para acesso privilegiado ao mercado, promovendo o desenvolvimento e implementação de projetos piloto; investidores e apoio na angariação de mecanismos e fontes de financiamento e laboratórios técnicos, específicos, e altamente avançados para a realização de testes e prototipagem; ajuda na elaboração de planos de atividades para promoção de negócios e de uma comunidade ativa.
  • Balcão de atendimento no edifício – receção e encaminhamento; gestão das reservas dos espaços comuns e de reunião; registo de contactos; domiciliação postal; gestão de entrada e saída de correio, bem como a respetiva receção e distribuição.

Instalado no edifício propriedade do IPQ, localizado na Caparica na Rua António Gião nº 2, o Inova Quality Hub conta com uma área de 644 metros quadrados, que inclui a maioria dos espaços destinados à incubação de empresas formais e informais, bem como espaços comuns como salas de reuniões, sala de formação, sala de gestão e secretariado e espaço coffee break. No piso inferior existe ainda uma zona de refeições leves, espaço de lazer ou trabalho informal, espaço para organização de eventos de networking ou promocionais das empresas instaladas, com acesso a espaço exterior.

Os empreendedores beneficiam de lugares de parque automóvel para utilizadores e visitantes e podem usar outros espaços, nomeadamente o auditório Ricardo Fernandes, salão nobre, sala de apoio, hall da balança, bengaleiro, bar de apoio, mediante solicitação.

As empresas podem usufruir ainda de Internet, gabinetes e espaço coworking com ligação de voz à rede, acesso a sala de reuniões partilhada e espaços comuns, manutenção, limpeza e conservação de áreas e infraestruturas comuns, ginásio e segurança e vigilância geral das instalações, 24 horas por dia.

Quem pode apresentar candidaturas para incubação ao Inova Quality Hub?

  • Pessoas individuais que pretendam desenvolver um novo negócio, visando criar, com esse fim, uma empresa relacionada com o ecossistema de Inovação e da Qualidade e com as áreas prioritárias definidas – normalização e metrologia – ou com os verticais identificados – energia, ambiente e saúde;
  • Estudantes, especialmente mestrados ou doutorandos, que necessitam de apoio à implementação dos projetos em contexto de mercado;
  • Startups, já em atividade, desde que se encontrem em fase de arranque (menos de cinco anos) e que ofereçam soluções de base tecnológica ao mercado;
  • Spinoffs de empresas já em atividade, desde que se relacionem com as áreas prioritárias ou com os verticais definidos

De acordo com o regulamento, os interessados devem preencher e entregar o formulário de pré-candidatura no website da incubadora, posteriormente preencher e devolver a ficha de incubação onde é apresentada a ideia ou a startup. O Inova Quality Hub tem um prazo de 15 dias para validar a candidatura e marcar a entrevista. Caso a candidatura não seja aprovada, a equipa de gestão poderá aconselhar a reformulação tendo em vista a apresentação de uma nova candidatura.

Após a aprovação da candidatura, a empresa/promotor do projeto deverá dar início à respetiva atividade de incubação, independentemente do modelo de incubação pretendido e aprovado, no prazo de 60 dias após a formalização do contrato de incubação.

Do contrato de incubação constará o preço atribuído pelos serviços prestados pelo IPQ e respetivas condições de pagamento, lê-se ainda no regulamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saiba como aceder aos serviços da incubadora de empresas da Caparica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião