EUA mantêm estimativa de crescimento do PIB em 3% no 2.º trimestre

  • Joana Abrantes Gomes
  • 26 Setembro 2024

A economia dos Estados Unidos cresceu 3% entre abril e junho de 2024 em relação ao mesmo trimestre do ano passado e acelerou 1,4 pontos percentuais face ao crescimento observado entre janeiro e março.

A terceira estimativa do Bureau of Economic Analysis (BEA), divulgada esta quinta-feira, mantém a previsão anterior, avançada em agosto, de um crescimento homólogo da economia norte-americana em 3% no segundo trimestre deste ano. O gabinete reviu ainda em alta a taxa de crescimento económico nos primeiros três meses de 2024, de 1,4% para 1,6%.

Em comunicado, o BEA justifica que a aceleração do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA entre abril e junho face aos três meses anteriores refletiu, sobretudo, subidas nos gastos do consumidor e nos investimentos privados, sendo “parcialmente atenuadas por um abrandamento do investimento fixo em imóveis”. As importações também cresceram no período em análise.

A nova estimativa do gabinete sediado em Washington faz também uma revisão em alta do aumento homólogo do PIB em dólares, de 5,6% (ou seja, 392,6 mil milhões de dólares), para 29,02 biliões de dólares no segundo trimestre. Este valor equivale a mais 9,5 mil milhões de dólares do que os números avançados nas previsões de agosto do BEA.

Já o índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) cresceu 2,5% no trimestre de abril a junho, valor igual à estimativa anterior. Excluindo os preços dos produtos alimentares e da energia, este indicador registou uma subida de 2,8%, também igual às previsões de agosto.

O rendimento pessoal em dólares correntes aumentou 315,7 mil milhões no segundo trimestre, uma revisão acima do aumento de 82,1 mil milhões de dólares observado na estimativa anterior, refletindo principalmente “aumentos nas remunerações e nas receitas de transferências correntes pessoais”, indica o Bureau of Economic Analysis.

Quanto à renda pessoal disponível, o gabinete norte-americano antecipa um aumento de 260,4 mil milhões de dólares, mais 5%, entre abril e junho, novamente uma revisão em alta face ao aumento de 77,3 mil milhões em relação à estimativa anterior. A renda pessoal disponível real foi revista em alta para 2,4%, mais 1,4 pontos percentuais face a agosto.

A poupança pessoal nos EUA terá totalizado 1,13 biliões de dólares no segundo trimestre, mais 74,3 mil milhões comparativamente às projeções anteriores. A taxa de poupança pessoal – poupança pessoal como percentagem da renda pessoal disponível – foi de 5,2% no segundo trimestre, desacelerando face aos 5,4% registados nos três meses anteriores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA mantêm estimativa de crescimento do PIB em 3% no 2.º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião