Avaliação bancária das casas tem maior subida num ano
O valor mediano de avaliação bancária na habitação teve uma subida homóloga de 8,19% em agosto. É preciso recuar a agosto do ano passado para assistir a uma subida tão expressiva.
O mercado da habitação continua a dar sinais de solidez. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela esta sexta-feira que o valor mediano de avaliação bancária na habitação em agosto foi de 1.664 euros por metro quadrado, mais 26 euros que o observado no mês precedente.
Este é o nono mês consecutivo de subidas mensais e o maior crescimento mensal desde novembro de 2022. E em termos homólogos, a taxa de variação fixou-se em 8,2% (7,4% em julho). É preciso recuar um ano até agosto de 2023 para encontrar um crescimento tão expressivo.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
O INE revela que a Região Autónoma dos Açores apresentou o aumento mais expressivo face ao mês anterior (3,5%), não se tendo verificado qualquer descida em nenhuma região. Em comparação com agosto de 2023, o maior crescimento do valor mediano de avaliação bancária observou-se no Oeste e Vale do Tejo (13,2%), não se tendo também verificado qualquer descida em nenhuma região.
Os dados do INE revelam também que tanto as moradias como os apartamentos registaram uma subida do valor mediano de avaliação bancária — que é determinado no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação.
No entanto, foi a primeira vez desde novembro do ano passado que o valor mediano da avaliação bancária dos apartamentos (8,38%) foi superior ao das moradias (8,35%).
Além disso, o INE destaca também que “a Grande Lisboa, o Algarve, a Região Autónoma da Madeira, a Península de Setúbal e o Alentejo Litoral apresentaram valores de avaliação
superiores à mediana do país em 47,6%, 33,9%, 15,9%, 13,3% e 10,3%, respetivamente.”
Em oposição surge o Alto Alentejo, Beiras e Serra da Estrela e Alto Tâmega e Barroso, ao apresentarem-se como as regiões com os valores mais baixos em relação à mediana do país (-50,4%, -46,2% e -45,9%, respetivamente).
Para o apuramento do valor mediano de avaliação bancária de agosto, o INE revela que foram consideradas 31.738 avaliações (20.162 apartamentos e 11.576 moradias), mais 29% que no período homólogo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Avaliação bancária das casas tem maior subida num ano
{{ noCommentsLabel }}