⛽ Gasóleo sobe no início desta semana, mas gasolina desce

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,541 euros por litro de gasóleo simples e 1,652 euros por litro de gasolina simples 95.

Os preços dos combustíveis vão ter um comportamento diferente na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá subir meio cêntimo e a gasolina deverá descer um cêntimo, avançou ao ECO fonte do mercado.

Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,541 euros por litro de gasóleo simples e 1,652 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent à sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, os preços do gasóleo subiram 0,1 cêntimos e da gasolina 1,1 cêntimos, um agravamento inferior ao esperado pelo mercado que apontava para uma subida de meio cêntimo para o gasóleo e de 1,5 cêntimos para a gasolina.

O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está esta sexta-feira, a descer 0,18% para os 71,47 dólares por barril, mas caminha para uma perda semanal de 5%, com as perspetivas de excesso de oferta a pesavam sobre o mercado.

Relatórios divulgados quinta-feira indicavam que a Arábia Saudita, o maior exportador mundial, está preparada para abandonar o seu objetivo (não oficial) de preço de 100 dólares por barril e aumentar a produção em dezembro, mesmo que isso conduza a uma redução sustentada dos preços. Isto segue-se a um aumento de oferta previsto pela OPEP+, com aumentos de produção previstos para dezembro, após um atraso de dois meses. A contribuir para a descida dos preços está a reabertura dos campos de petróleo da Líbia depois de as fações do Governo terem chegado a acordo sobre um novo governador do banco central, resolvendo o impasse que havia interrompido a produção e as exportações de petróleo.

As preocupações com a procura também persistem na China, apesar das recentes medidas de política monetárias destinadas a impulsionar a economia e a procura de energia no maior importador mundial de petróleo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

⛽ Gasóleo sobe no início desta semana, mas gasolina desce

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião