Exclusivo Voltalia investe 26 milhões em dois projetos de hidrogénio verde no Carregado e Covilhã
"O hidrogénio que vamos gerar será essencial tanto para o mercado industrial quanto para a mobilidade sustentável", afirma o responsável pela Voltalia em Portugal, João Amaral.
A Voltalia vai investir 26 milhões de euros num conjunto de dois projetos de produção de hidrogénio verde em Portugal, um próximo do Carregado e outro na região da Covilhã, revelou a empresa ao ECO/Capital Verde.
Os projetos incluem a construção de duas centrais onde a eletrólise da água será alimentada por fontes 100% renováveis, como energia fotovoltaica e eólica. Além disso, o fornecimento de água para o processo será feito com águas residuais tratadas. O hidrogénio gerado será armazenado, injetado na rede nacional e depois distribuído pelos clientes, e a empresa aponta para um ritmo de produção de 200 quilos por hora e por central.
“O hidrogénio que vamos gerar será essencial tanto para o mercado industrial quanto para a mobilidade sustentável”, afirma João Amaral, country manager da Voltalia Portugal, em declarações ao ECO/Capital Verde. Não avança, para já, a identidade dos clientes. Contudo, sublinha que a colaboração com estes é uma “peça-chave” para o sucesso dos projetos.
Em paralelo, indica que a Voltalia conta com o apoio de várias empresas para estes projetos, especialmente no setor de gases renováveis, as quais têm “uma forte presença nacional”.
Estes dois projetos estão entre os 22 que foram selecionados pelo Fundo Ambiental no âmbito de um aviso de 83 milhões de euros. Treze milhões de euros deste total foram atribuídos à Voltalia, divididos pelo projeto do Carregado e da Covilhã.
De acordo com os prazos estipulados pelo aviso, os projetos deverão estar concluídos até ao final de 2026. “Temos metas ambiciosas a cumprir nos próximos anos”, diz o gestor em Portugal desta empresa francesa, que entrou em 2016 no país, através da aquisição da Martifer Solar.
Mais projetos na calha
“Este é apenas o começo. Embora sejam os nossos primeiros projetos com este nível de maturidade em Portugal, temos planos ambiciosos para expandir a produção de hidrogénio verde, não só aqui, mas também internacionalmente“, garante o líder da Voltalia em Portugal.
A empresa submeteu, inclusivamente, um terceiro projeto no âmbito deste aviso, mas esse “não avançou desta vez”, indica o gestor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Voltalia investe 26 milhões em dois projetos de hidrogénio verde no Carregado e Covilhã
{{ noCommentsLabel }}