Desconto na fatura da luz vai chegar a mais empresas

Mais empresas vão ser consideradas grandes consumidoras de eletricidade e portanto terão direito a descontos na fatura, devido a uma alteração nos critérios.

O Governo vai alterar as regras para que mais empresas possam ter o estatuto de eletrointensivas, isto é, de grandes consumidoras de eletricidade, o que lhes permite descontos na fatura da eletricidade.

A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, considerou que o número de empresas que beneficiavam do estatuto de eletrointensivas era “muito pequeno”, em particular em comparação com a vizinha Espanha, pelo que “a definição vai mudar completamente”. “O número de empresas que vão ser consideradas vai ser muito superior”, garantiu, sem quantificar.

Este estatuto aplica-se a setores como as cerâmicas, o vidro, a metalomecânica, os têxteis, entre outros, e permite beneficiar de um desconto entre os 75% e os 85% nos custos de interesse económico geral, uma rubrica que pesa cerca de 30% na conta da luz das empresas.

Na apresentação, divulgada esta sexta-feira após a reunião do Conselho de Ministros, indica que esta medida resultará em “custos mais baixos para as empresas” e permitirá uma “indústria mais sustentável e competitiva”. “É uma grande ajuda, estes setores estão à espera há muitos anos”, afirmou a ministra.

Os apoios serão definidos por portaria, mas a responsável pela pasta da Energia adiantou que serão aplicáveis, por exemplo, se a empresa se alimentar em mais de 50% com energias renováveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desconto na fatura da luz vai chegar a mais empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião